Sem categoria

Economia para revolucionar a saúde

Iniciativa da veradora tucana Flávia Vilela proporciona melhorias na qualidade de vida à comunidade de Mineiros (GO)

 

 

Brasília – Não há candidato, no período eleitoral, que não prometa melhorar os serviços de saúde oferecidos à população. Cumprir o que foi dito é outra história – muitas vezes, os agentes públicos esbarram em dificuldades não conhecidas à época de campanha e assim constatam que ofereceram ao povo algo irreal.

Talvez os opositores de Flávia Vilela, eleita vereadora da cidade de Mineiros (GO) pelo PSDB em 2008, identificavam em suas palavras um discurso vago quando ela dizia que tinha como meta revolucionar os serviços de saúde oferecidos aos moradores da zona rural. O orçamento de qualquer município é limitado, e os compromissos, inúmeros. Ademais, as atribuições de um vereador são restritas.

Mas foi justamente no exercício do mandato de vereadora que Flávia delineou as bases do seu projeto. Eleita presidente da Câmara e, como chefe do Legislativo, cortou custos de maneira invejável. A redução das despesas deixou a Câmara de Vereadores com superávit, algo inimaginável anos antes. E, com isso, o Legislativo conseguiu repassar à prefeitura uma verba que custearia o ambicioso projeto da vereadora.

E qual seria essa iniciativa? O Saúde na Roça, que consiste na aquisição e adaptação de um ônibus, que funcionasse como uma espécie de posto de saúde ambulante, e atendesse principalmente aos moradores da zona rural da cidade. Flávia pretendia, assim, relançar e fortalecer projeto que chegara a implantar como secretária de Saúde da cidade, mas que não pode ser mantido justamente por questões financeiras.

“Acredito que construímos um marco. É um trabalho que se encaixa dentro da filosofia do PSDB, que é a social democracia, a busca por atender melhor a população”, explica a vereadora Flávia Vilela.

O orçamento veio e, com ele, a prefeita Neiba Barcelos, também do PSDB, pôde efetivar o projeto a partir de 2009. A prefeitura comprou e equipou um ônibus que reuniu estrutura para atendimentos médicos, odontológicos e ginecológicos. A rotina, então, foi estabelecida: a prefeitura identifica quais comunidades precisam de atendimento; o ônibus vai ao local e lá permanece até que todos os moradores da região estejam satisfeitos – e este período pode ser superior a um mês, se for esse o caso; quando chega a hora de trocar de bairro, a “despedida” é marcada por festa, atividades culturais e esportivas e também capacitação e ensino de ações benéficas à saúde que os moradores podem adotar em seus cotidianos. O ônibus também pode atender à área urbana do município, se necessário.

A vereadora Flávia Vilela

Avanços – Além da saúde, é também beneficiada a educação: estudantes da faculdade FAMA, sediada em Mineiros, estão entre aqueles que prestam atendimento aos moradores. Intensifica-se, assim, a parceria e qualifica-se melhor os profissionais de saúde.

As conquistas trazidas pelo projeto são inúmeras. As mais importantes, claro, dizem respeito à qualidade de vida dos cidadãos: alguns passaram a ter acesso a serviços de saúde que estavam muito distantes de suas realidades. Outras derivam do reconhecimento que o Saúde na Roça conquistou em caráter nacional – o prêmio Saúde Abril, concedido em 2011, deu uma projeção ímpar à iniciativa, e tornou-a referência.