Opinião

“A inserção da mulher no mercado de trabalho”, por Valéria Marson

Valeria Marson

A decisão do Partido da Social Democracia Brasileira, o nosso PSDB, em ampliar a participação de mulheres na política, anunciada no dia 5 de fevereiro de 2013, é um grande avanço para a promoção da inclusão feminina aos diversos cargos políticos do país.

De acordo com a decisão assinada pelo presidente nacional do partido deputado federal Sérgio Guerra (PE) e pela presidente nacional do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira, a partir das próximas convenções da legenda será necessário, no mínimo 30% e no máximo 70% para integrantes de cada sexo no total de vagas das chapas de candidaturas, em todos os níveis políticos e estados brasileiros.

Em Franca, nas eleições de 2012 para vereador, tive a alegria de ter sido eleita como o candidato com maior número de votos, com 5.604 votos.  Hoje, na liderança do PSDB na Câmara, além de representar o sexo feminino na política francana, tento conciliar a função pública com a familiar, como mãe de dois filhos.

Antes de assumir o mandato no Legislativo, participei ativamente da administração municipal do PSDB como secretária de Serviços e Meio Ambiente, onde permaneci por um ano e meio e como secretária de Planejamento Urbano e Habitação, onde exerci a função por seis anos e meio.

Essa experiência consolidou minhas convicções de que a inserção da mulher no mercado de trabalho e na política é uma luta permanente e travada há décadas.

Felizmente, na política, as mulheres têm ocupado lugar de destaque antes nunca imaginado. Nós, quando ingressávamos no mercado de trabalho, passávamos a realizar funções “ditas femininas”, recebendo baixos salários em relação aos homens ainda que realizando funções similares. Associado a isso, a função remunerada pressupôs a existência da dupla jornada de trabalho e ao conflito interno por deixar casa e filhos em busca do trabalho remunerado e de sua profissionalização.

Hoje, muito se avançou no caminho para a igualdade entre os sexos, em função da permanente luta feminina em busca de espaço e reconhecimento profissional, político e social que vem assegurando direitos e garantindo novas oportunidades.

Ainda assim existem muitas mulheres fora do mercado e que trabalham cuidando dos filhos e da casa, embora seja crescente a quantidade de profissionais do sexo feminino que estão disputando, em condições de igualdade e, muitas vezes de superioridade, um determinado espaço no campo social, econômico e político.

Essa realidade denota uma postura atuante, não apenas pelos seus próprios esforços, mas também pelas exigências do mundo moderno, que obrigou os homens a abrirem mão de sua atitude dominadora e caminharem no sentido de uma parceria necessária e enriquecedora.

 

Seguindo este caminho, o PSDB tem acertado em suas decisões de promover a inclusão da mulher na disputa política tanto municipal, quanto estadual e nacional.

Vereadora PSDB de Franca (SP)