Secretariado da Mulher discute planejamento das eleições

PSDB Mulher Foto George GianniBrasília – Com a proximidade das eleições internas do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher, a reunião mensal da executiva desta segunda-feira (18) teve como foco o debate voltado aos esforços para que estados e municípios façam as escolhas em nível local até maio, quando ocorre o 8º Encontro Nacional das Mulheres, previsto para o dia 18.

Até o final de março, os diretórios municipais deverão concluir o processo. Em abril, será a vez dos diretórios estaduais. Com essas definições, as escolhidas participarão de cursos e oficinas sobre liderança, comunicação, princípios democráticos e a importância da mulher na política, todas promovidas pela Executiva.

“Queremos incentivar a formação de um intercâmbio permanente entre os diretórios. Hoje, somos 44% de filiadas no partido. Para ampliar esse número e também a nossa participação na política, precisamos conscientizar mais mulheres da importância como membro efetivo na política”, declarou a presidente do Secretariado Nacional, Thelma de Oliveira.

A resolução 1/13, que determina a presença mínima de 30%, e máxima de 70%, para candidaturas de cada sexo na composição de todas as instâncias partidárias, explicou a dirigente, está sendo bem acolhida em todos os diretórios. Em alguns casos, a porcentagem ultrapassa a exigência mínima.

Durante o encontro também foram definidas ações coordenadas para a entrega da medalha Ruth Cardoso, que ocorre durante o encontro nacional. A homenagem é concedida a pessoas ou entidades que tenham trabalhado em prol da defesa dos direitos femininos – 31 de março é o prazo para que os estados indiquem os nomes das agraciadas ao Secretariado.