Opinião

Queridas companheiras tucanas

Foto: George Gianni

Por Yeda Rorato Crusius

Yeda Crusius Foto George Gianni

Estamos em pleno período de renovação dos nossos diretórios, tanto municipais quanto estaduais, até maio, quando concretizaremos a renovação do nosso diretório nacional.

A organização partidária é fundamental para que passemos “da pregação à ação”, como nos ensinou o líder Mário Covas, grande apoiador, como tantos outros, das causas das mulheres na sociedade e no partido, que ajudou a fundar e que mudou o Brasil para melhor.

Seguindo nossa tradição, celebremos com o nosso trabalho a resolução que exige, nos diretórios e executivas  do PSDB em todo o país, a cota de no mínimo 30% de dirigentes mulheres, conquista desejada há tanto tempo e concretizada pelo nosso presidente Sérgio Guerra e nossa presidente do PSDB-Mulher Thelma de Oliveira. Agora, é ultimar nossas eleições  internas em busca da organização para as eleições de 2014. O PSDB deve barrar o retrocesso que ronda o país, com o esgotamento da herança bendita do Plano Real e dos governos de Fernando Henrique Cardoso, e deve conquistar de novo a presidência da República para conduzir os necessários avanços de que o Brasil precisa. Para isso, a organização das mulheres é fundamental.

Muitos dos avanços na busca da igualdade da mulher na nossa sociedade, na luta contra a violência doméstica, na ampliação dos espaços da mulher em nossa sociedade, foram conquistados nesse período. Dos exemplos de Ruth Cardoso, de sua prática através da experiência de vida e da criação e liderança da Comunidade Solidária, da nossa participação em Beijing na Conferência da Mulher promovida pela ONU, até o recente apoio de nossos líderes a Yoani Sánchez na sua vinda ao Brasil, quando os “arautos das trevas” tentaram impedi-la de falar. Tudo nos remete à importância de avançar nessas conquistas que tiveram nos homens e mulheres de coragem do PSDB pioneiros e guerreiros dos avanços sociais. Já mostramos coragem, iniciativa e realização nesse caminho.

Sigam o site do PSDB-Mulher, e participem desse novo desafio.

 

Presidente do PSDB-Mulher (1998), do ITV (2001), ministra do Planejamento (1993), deputada federal (1995/2006)  e governadora do RS (2007/10).