Mulheres na política

Teotonio Vilela Filho

Teotonio Divulgacao“As mulheres têm um papel político muito importante e a capacidade de espalhar e de defender aquilo em que acredita” (Ruth Cardoso).

Vejo as mulheres brasileiras com tamanha importância na vida pública, tanto quanto ou mais que qualquer um de nós, homens. A persistência e a sensibilidade próprias da mulher já formam componentes fundamentais para que assumam posições e causas desafiadoras na sociedade política, partidária ou não, fazendo as transformações que o país necessita e exige de cada um de nós.

Quando presidi nacionalmente o PSDB – e o fiz, com muito orgulho por três mandatos consecutivos – entendi que era preciso incluir no partido a participação mais direta da mulher nas decisões de poder partidário, incentivado pela força de tucanas como dona Ruth Cardoso, Solange Jurema, Ceci Cunha, Yeda Crusius e Moema São Thiago, entre outras tantas, na certeza de que a cidadania tucana tinha que ter também cara e alma femininas.

Foi a partir da criação do PSDB Mulher que o nosso partido começou, de forma mais intensa, a debater e a criar políticas públicas mais próximas da mulher brasileira, em especial programas e projetos de lei que garantissem maior proteção aos direitos femininos em nosso país. O PSDB Mulher consolidou-se como força política dentro da legenda, ampliando-se nas executivas estaduais de modo a fomentar ideias e a atrair mais mulheres para a mobilização da militância tucana em todo o Brasil.

O PSDB tem em sua essência a defesa da igualdade de direitos e o conceito de que a vida pública deve abrir espaços para todos, homens e mulheres, com vontade política, com compromisso público e com clareza democrática.

Foi no governo tucano de FHC que se criou uma Secretaria Nacional para discutir e realizar políticas públicas para as mulheres, a qual Alagoas, honrada, emprestou Solange Jurema para assumir como a primeira Secretária da Mulher desta República.

Como governador de Alagoas, divido minha gestão com mulheres valorosas, tucanas ou não, seja em nossa equipe de secretários ou dirigindo órgãos importantes na instância de poder do governo estadual, todas empenhadas em fazer da vida pública um sacerdócio político em defesa de melhorar a condição de vida de milhares de famílias alagoanas.

* Governador do Estado de Alagoas e ex-presidente nacional do PSDB