Opinião

“Mulheres e política”, por Mara Gabrilli

Mara Gabrilli Foto George Gianni PSDB

Há 81 anos, ao ser instituído o voto feminino no Código Eleitoral Brasileiro mulheres do nosso país sentiam, pela primeira vez, o gosto de fazer parte de um regime democrático. Décadas depois, a população feminina brasileira vive um importante momento de nossa história, não só pelo fato de a maior instância do poder do país estar nas mãos de uma gestora, mas por realmente podermos  acessar espaços físicos antes não alcançados.

O Plenário da Câmara Federal é um exemplo desta ruptura de conceitos. Foi a partir da eleição de três parlamentares cadeirantes, das quais duas deputadas, que o local tornou-se acessível a qualquer pessoa. Desde o ano passado, todos podem discursar no mesmo espaço, bem como votar – independentemente de suas condições físicas. Como a primeira tetraplégica a usar o sistema de voto que funciona por meio do movimento facial, passei, enfim, a assistir que o meio está se adaptando não só à igualdade de gêneros, mas à diversidade humana.

Essa mudança, esperada há tantas décadas, dá seu passo fundamental na mesma Casa que aprovou a Lei de acessibilidade – legislação que em sua essência busca a igualdade de oportunidades. Hoje, a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência (da qual faço parte e é presidida por uma mulher) briga fervorosamente para incluir a população com deficiência às políticas públicas do governo. E, assim como as mulheres, que por muitos anos tiveram sua capacidade de trabalho subestimada, a Frente está mostrando que veio para somar.

Hoje, muitas mulheres podem desenvolver seu potencial de gestão pública. Sua capacidade vai muito além de cuidar da casa e da educação dos filhos, extrapola as paredes do lar. Em São Paulo, por exemplo, a maioria das lideranças de bairro é formada por mulheres. Elas não só brigam pela melhoria da vida de sua família, mas de toda a comunidade. Cobram por vagas em escolas, como também estão atentas à verba que o município dispõe à educação. Enquanto era vereadora, recebia muitas mulheres em meu gabinete que reivindicavam acessos, tratamento adequado para o filho, transporte adaptado, medicamentos, igualdade… Elas carregavam consigo virtudes que todo político deveria ter: sensibilidade e forte envolvimento com questões sociais, características que, para muitos homens, exigem um esforço maior para aflorar.

Não quero dizer que não tenhamos homens sensíveis, mas a mulher está um passo à frente quando tem de fazer avaliações com o coração e buscar a força da alma para resolver problemas que podem parecer insolúveis em uma gestão pública. Esse misto de habilidades e emoções mostra que a mulher realmente transpõe barreiras para fazer parte da vida pública. Mas a mulher com deficiência vai além. E por um detalhe que faz toda a diferença: ela carrega duas vezes o fardo e, ao mesmo tempo, o sublime prazer de superar-se, diariamente.

* Deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP)