Espaço feminino – de Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique CardosoArtigo do Ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso

Recebo, animado, esse espaço modernizante do PSDB-Mulher, que se abre nas redes sociais através de seu inovador Portal. Com certeza ele facilitará a participação política, ampliando o diálogo do nosso Partido com a sociedade, e com as mulheres em especial.

As novas tecnologias de comunicação se tornaram instrumentos fundamentais na política. Dessa tendência democrática o nosso PSDB não pode se furtar, divulgando mais e melhor as suas ideias, suas propostas, sua visão dos problemas brasileiros. O PSDB precisa, cada vez mais, mostrar sua cara à sociedade, e ao falar do futuro, tem história, realizações, para mostrar. Nessa matéria da igualdade de gênero, recordo-me que em abril de 1995 revitalizamos o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Era uma demonstração inequívoca do governo brasileiro, um compromisso formal com a implementação de uma estratégia visando enfrentar as discriminações contra a mulher. Em abril de 2002, já tendo caminhado nas articulações com a sociedade civil, pois é dela que tal luta essencialmente faz parte, criamos a Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher, cuja primeira titular foi a Dra Solange Jurema, promotora pública de Alagoas. E, através do decreto 4377, promulgamos, com plena adesão, a “Convenção sobre a Eliminação de Todas as formas de Discriminação contra a Mulher”, patrocinada pela ONU.

É impossível me lembrar dessas conquistas sem mencionar a Ruth Cardoso. Entusiasmada com os destinos da política, tornara-se uma intransigente defensora da criação do PSDB-Mulher na Convenção Nacional do partido em 1998. Ela havia escrito, em 1980, que “um espaço feminino dentro de um partido só não promoverá a segregação se detiver algum poder real”. Ela tinha absoluta razão! Hoje as mulheres já são 44% dos filiados do nosso partido e conquistaram um novo espaço na estrutura partidária: as novas direções executivas contarão, obrigatoriamente, com 30% de mulheres.

Assim como na sociedade, as mulheres conquistaram esse espaço dentro do PSDB. Vamos, então, homens e mulheres, numa mesma causa, conquistar novas vitórias para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.