Cinthia Ribeiro – Presidente

Primeira prefeita reeleita da história de Palmas e a única mulher escolhida nas eleições 2020 para comandar uma capital brasileira, Cinthia Alves Caetano Ribeiro Mantoan tem 45 anos, é natural de Anápolis (GO), e formada em Fonoaudiologia. Foi casada com o senador João Ribeiro, falecido em dezembro de 2013, com quem teve seu filho mais velho, João Antônio.

É casada com o advogado e deputado estadual Eduardo Mantoan, com quem teve o Vittorio, nascido em novembro de 2021. Eleita vice-prefeita em 2016, assumiu o cargo de prefeita da Capital em abril de 2018, após a renúncia do seu antecessor.

Cinthia, ao lado do senador João Ribeiro, percorreu os 139 municípios tocantinenses e aprendeu a fazer a política de resultados, da conciliação e do bem comum. A gestora é ainda pós-graduada em Estado de Direito e Combate à Corrupção pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT (2019) e empresária.

Foi vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, de 2020 a 2022 e eleita em 2023, 3° vice-presidente Nacional da instituição. Atualmente, é presidente do Diretório Estadual do PSDB no Tocantins, ocupando também o cargo de presidente do PSDB-Mulher Nacional no biênio 2023/2025.


SOLANGE JUREMA

A alagoana Solange Bentes Jurema formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1999 presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e em 2002, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu a Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher (SEDIM), órgão recém-criado, com status de Ministério. De 2007 a 2010, teve participação no governo tucano de Teotônio Vilela, em Alagoas, onde ocupou o cargo de secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Em janeiro de 2013, assumiu a Secretaria Municipal do Trabalho, Economia Solidária e Abastecimento, da prefeitura de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira. Foi presidente do segmento e atualmente é presidente de honra do PSDB-Mulher.


THELMA DE OLIVEIRA

Natural de Cuiabá, a mato-grossense Thelma de Oliveira foi Secretária Municipal de Promoção Social da Prefeitura da capital de 1986 a 1989, e entre 1993 e 1994. No ano seguinte, assumiu a presidência da Fundação de Promoção Social de Mato Grosso, cargo que ocupou até 2002. Elegeu-se deputada federal por Mato Grosso em duas ocasiões: de 2003 a 2007, e de 2007 a 2011. Neste período, ocupou a Secretaria do Diretório do PSDB de Cuiabá-MT, a Secretaria-Geral do diretório estadual, a presidência do PSDB-MT e a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV) no estado. Foi prefeita de Chapada dos Guimarães (MT) entre 2016 e 2021. Viúva de Dante de Oliveira, deputado constituinte que deu origem ao movimento das Diretas Já. É uma das responsáveis pela grande capilaridade alcançada pelo PSDB-Mulher. Foi eleita para o cargo de primeira vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.


 IRAÊ LUCENA

Filha do saudoso Senador Humberto Lucena (in memorian) e Ruth Maria Heusi de Lucena, Iraê Lucena é segunda vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB. Formada em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, também é funcionária pública federal.A tradição política da família falou mais alto e Iraê, que herdou essa vocação do pai, estreou na política em 1998 quando se elegeu Deputada Estadual, conquistando uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi reeleita para mais dois mandatos, em 2002 e 2006, e em 2010 ficou como suplente, assumindo seu quarto mandato em janeiro de 2013.Iraê Lucena também atuou como Secretária de Ação Governamental do Governo do Estado entre os anos de 2009 e 2010, e de janeiro de 2011 a janeiro de 2013 ocupou o cargo de Secretária da Mulher e da Diversidade Humana, também no Governo Estadual.

 

 


                                                

EDNA SANDRA MARTINS

Nasceu em 28 de janeiro de 1969, é socióloga e doutora em Linguística. Em 1994 fundou a ONG Cedro Mulher, pioneira em Araraquara (SP) e Região no acolhimento, assessoria jurídica, tratamento psicológico e encaminhamento para as mulheres vítimas de violência. Em 2001, foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de Araraquara, assumindo a presidência da Comissão de Obras. Em 2004, foi reeleita sendo a vereadora mais votada da cidade e de 2007 à 2008 passa a ser a primeira mulher na história da cidade a assumir o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Araraquara. Em 2011-2012 foi presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.  Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Em 2016 foi candidata a prefeita e desde então é responsável pela formação política do Secretariado das Mulheres do Estado de São Paulo. Atualmente é Diretora de Desenvolvimento Regional no Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é terceira vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

 


FÁTIMA SENA

Pedagoga, gestora pública e acadêmica de Psicologia, com especialização em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Orientação e Supervisão. Servidora da Rede de Ensino de Palmas desde 2005, dedica-se há 18 anos à educação, tendo atuado como professora, gestora escolar e secretária executiva da pasta. Suplente de vereadora, é também 1ª secretária do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, fortalecendo a participação feminina na política.

 

 



TETÊ SANTOS

Natural de Porto Nacional (TO), Tetê Santos já foi deputada estadual e presidente do PSDB-Mulher do PA. Atualmente, ocupa o cargo de 2ª secretária do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.



 

 


TIANA AZEVEDO

Profissional multidisciplinar com expertise em desenvolvimento organizacional, planejamento e negociação. Atua na política como presidente do PSDB-Mulher RJ e 1ª tesoureira doSecretariado Nacional da Mulher/PSDB, promovendo a participação feminina e o fortalecimento da representatividade das mulheres na política.


 

 


CONCEIÇÃO FORMIGA

Escritora, intelectual e uma das principais lideranças do PSDB-Mulher em Imperatriz, Maranhão. Tem atuação destacada na defesa dos direitos femininos e na promoção da representatividade política. Reconhecida por suas publicações, integra a lista dos principais escritores da cidade. Também exerce a função de 2ª tesoureira do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.



 


CRIS CORREIA

Jornalista, vereadora de Salvador e atual coordenadora de comunicação social do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB. Graduada pela UFBA, iniciou sua trajetória política nos movimentos estudantis e acumula 17 anos de experiência nos bastidores da política partidária. Reeleita vereadora em 2024, preside o PSDB-Mulher da Bahia. Também atua na defesa da educação de qualidade e do desenvolvimento econômico por meio da qualificação profissional.

 

 


ISA CARNEIRO

Política  no Rio Grande do Norte, onde foi eleita vereadora em 2012 e vice-prefeita de Cruzeta em 2016. Ex-presidente e atual vice-presidente do PSDB-Mulher RN, ela coordena o projeto social da Assembleia Legislativa do RN, que foi reconhecido com o prêmio UNALE 2023 como o melhor programa de atendimento ao cidadão entre as Assembleias do Brasil. Também atua como Coordenadora de Eventos do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, consolidando seu compromisso com a comunidade e a gestão pública.

 

 


DÉBORA ALMEIDA – PE

Débora Almeida foi eleita deputada estadual pelo PSDB em 2022. Recebeu 51.282 votos. Carregando o codinome “A voz do Agreste” e também “A Deputada do Agro”, mas representando todos os segmentos do Estado, até mesmo em razão de ter sido votada em 168 municípios e no território de Fernando de Noronha. Também atua como Coordenadora de Articulação Política do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

 

 


TAIS TIENE IAMAZAKI – RO

Engenheira química com especializações em Gestão Ambiental e Gestão em Saúde Informada por Evidências. Com forte atuação na gestão pública, é Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Obras e coordenadora de importantes iniciativas de proteção à infância, como do Fórum Estadual da Criança e Adolescente (2022-2024) e da Executiva Estadual da Rede de Proteção Universal e Integral às Crianças e Adolescentes em Orfandade (2024-2026), posições em que lidera iniciativas para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Também é docente na Faculdade Católica de Rondônia e integra comitês de ética e pesquisa. Presidente da Associação Rondoniense de Ostomizados, destaca-se na defesa da inclusão social. Atualmente, é Coordenadora de Relações Internacionais do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

 


JÉSSICA FONSECA – SE

Técnica em enfermagem, mãe e mulher lésbica do município de Aracaju. Ativista dedicada à causa LGBTQIAP+, luta pela implantação do Ambulatório de Atendimento a Pessoas Transgêneras no bairro Bugio e pela redução tributária para empresas que empreguem pessoas LGBTQIAP+. Atualmente, atua como Coordenadora de Relações Multipartidárias do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, fortalecendo a inclusão e a diversidade na política.

 

 


CÉLIA FERNANDES – SC

 Nasceu em Gravatal (SC) filha de pais agricultores e estudou em escolas públicas. Professora por vocação, tem uma trajetória dedicada à educação e à gestão pública. Atualmente, atua como Coordenadora do Poder Executivo no Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, contribuindo para o fortalecimento da participação feminina na política.

 

 


MARA CASEIRO – MS

Cirurgiã-dentista foi reeleita como a deputada estadual no Mato Grosso do Sul mais votada em 2022. Foi a primeira mulher eleita prefeita de Eldorado (2000-2008), impulsionando infraestrutura, habitação e geração de empregos. Como deputada desde 2010, destacou-se na defesa dos direitos das mulheres e no desenvolvimento do estado. Em 2020, tornou-se a primeira mulher líder do governo na Assembleia Legislativa. Na Assembleia, apresentou projetos importantes para a população, que se tornaram leis, como a destinação de 5% das vagas em obras públicas para as mulheres, a campanha de conscientização dos prejuízos do uso do crack pelas gestantes, a prioridade de matrícula nas escolas da rede pública para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e a punição a quem constranger mães que estiverem amamentando em ambientes públicos. Atualmente, atua como Coordenadora do Poder Legislativo no Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

 


DÉBORA LOVISI- MG

Mineira de Juiz de Fora, mãe e advogada especialista em Direito de Família, pós-graduada pela PUC Minas. Fundadora do Projeto Maternidade Tem Idade, que busca a conscientização de jovens sobre a gravidez na adolescência. Diretora Institucional do Movimento Acredito. Presidente do PSDB-Mulher em Minas Gerais. É Coordenadora do Jurídica no Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

 

 


MARISTELA RODRIGUES- GO

Advogada, palestrante e suplente de deputada. Ex-presidente e atual conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos femininos e da justiça social. Atualmente, exerce a função de Ouvidora no Secretariado Nacional da Mulher/PSDB., fortalecendo a escuta e a representatividade das mulheres na política. 

 

 

 



Confira abaixo quem compõe o partido:

Secretariado Nacional da Mulher

Senadora

Prefeitas

Deputadas Federais

Deputadas Estaduais

Vereadoras