Cinthia Ribeiro – Presidente
Primeira prefeita reeleita da história de Palmas e a única mulher escolhida nas eleições 2020 para comandar uma capital brasileira, Cinthia Alves Caetano Ribeiro Mantoan tem 45 anos, é natural de Anápolis (GO), e formada em Fonoaudiologia. Foi casada com o senador João Ribeiro, falecido em dezembro de 2013, com quem teve seu filho mais velho, João Antônio.
É casada com o advogado e deputado estadual Eduardo Mantoan, com quem teve o Vittorio, nascido em novembro de 2021. Eleita vice-prefeita em 2016, assumiu o cargo de prefeita da Capital em abril de 2018, após a renúncia do seu antecessor.
Cinthia, ao lado do senador João Ribeiro, percorreu os 139 municípios tocantinenses e aprendeu a fazer a política de resultados, da conciliação e do bem comum. A gestora é ainda pós-graduada em Estado de Direito e Combate à Corrupção pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT (2019) e empresária.
Foi vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, de 2020 a 2022 e eleita em 2023, 3° vice-presidente Nacional da instituição. Atualmente, é presidente do Diretório Estadual do PSDB no Tocantins, ocupando também o cargo de presidente do PSDB-Mulher Nacional no biênio 2023/2025.
SOLANGE JUREMA
A alagoana Solange Bentes Jurema formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1999 presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e em 2002, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu a Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher (SEDIM), órgão recém-criado, com status de Ministério. De 2007 a 2010, teve participação no governo tucano de Teotônio Vilela, em Alagoas, onde ocupou o cargo de secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Em janeiro de 2013, assumiu a Secretaria Municipal do Trabalho, Economia Solidária e Abastecimento, da prefeitura de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira. Foi presidente do segmento e atualmente é presidente de honra do PSDB-Mulher.
THELMA DE OLIVEIRA
Natural de Cuiabá, a mato-grossense Thelma de Oliveira foi Secretária Municipal de Promoção Social da Prefeitura da capital de 1986 a 1989, e entre 1993 e 1994. No ano seguinte, assumiu a presidência da Fundação de Promoção Social de Mato Grosso, cargo que ocupou até 2002. Elegeu-se deputada federal por Mato Grosso em duas ocasiões: de 2003 a 2007, e de 2007 a 2011. Neste período, ocupou a Secretaria do Diretório do PSDB de Cuiabá-MT, a Secretaria-Geral do diretório estadual, a presidência do PSDB-MT e a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV) no estado. Foi prefeita de Chapada dos Guimarães (MT) entre 2016 e 2021. Viúva de Dante de Oliveira, deputado constituinte que deu origem ao movimento das Diretas Já. É uma das responsáveis pela grande capilaridade alcançada pelo PSDB-Mulher. Foi eleita para o cargo de primeira vice-presidente.
IRAÊ LUCENA
Filha do saudoso Senador Humberto Lucena (in memorian) e Ruth Maria Heusi de Lucena, Iraê Lucena é segunda vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB. Formada em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda, também é funcionária pública federal.A tradição política da família falou mais alto e Iraê, que herdou essa vocação do pai, estreou na política em 1998 quando se elegeu Deputada Estadual, conquistando uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi reeleita para mais dois mandatos, em 2002 e 2006, e em 2010 ficou como suplente, assumindo seu quarto mandato em janeiro de 2013.Iraê Lucena também atuou como Secretária de Ação Governamental do Governo do Estado entre os anos de 2009 e 2010, e de janeiro de 2011 a janeiro de 2013 ocupou o cargo de Secretária da Mulher e da Diversidade Humana, também no Governo Estadual.
EDNA SANDRA MARTINS
Nasceu em 28 de janeiro de 1969, é socióloga e doutora em Linguística. Em 1994 fundou a ONG Cedro Mulher, pioneira em Araraquara (SP) e Região no acolhimento, assessoria jurídica, tratamento psicológico e encaminhamento para as mulheres vítimas de violência. Em 2001, foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de Araraquara, assumindo a presidência da Comissão de Obras. Em 2004, foi reeleita sendo a vereadora mais votada da cidade e de 2007 à 2008 passa a ser a primeira mulher na história da cidade a assumir o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Araraquara. Em 2011-2012 foi presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Em 2016 foi candidata a prefeita e desde então é responsável pela formação política do Secretariado das Mulheres do Estado de São Paulo. Atualmente é Diretora de Desenvolvimento Regional no Governo do Estado de São Paulo. Assume como segunda-vice-presidente.
DARLENE ARAÚJO
Formada em Direito, é especialista em Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Docência do Ensino Superior e Gerenciamento em Segurança Pública. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO. É delegada de Polícia e foi superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-Goiás). Foi eleita segunda-tesoureira.
FÁTIMA GUIMARÃES
Fátima Terezinha Camargo Guimarães foi prefeita da cidade de Itaju (SP) e concentrou seus esforços nas questões sociais, sobretudo, educação e saúde. Foi eleita coordenadora de Formação e Cidadania do Secretariado Nacional do segmento.
CAROLINA MARTINELLI ROCHA
Nasceu em 12 de agosto de 1994, disputou as eleições em 2018 para deputada estadual. Carolina Martinelli foi presidente do PSDB-Mulher de Pernambuco. Defende a renovação na política. Para ela, é fundamental promover cursos de formação e seminários para incentivar as discussões e debates. Foi eleita para coordenar a Articulação Política.
FRANCISCA RAMOS
É advogada, foi presidente do Secretariado Estadual do PSDB Mulher do Piauí, luta pelos direitos das mulheres e faz campanha de combate ao feminicídio. Para ela, é fundamental rever o Código Penal, que tem mais de 80 anos. Foi eleita para Coordenação de Relações Multipartidárias. Tem experiência administrativa, no município de Teresina, como secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social. Como secretária-executiva da prefeitura, atuou na Subsecretaria de Governo, na Coordenação de Controle Interno e Sub-Coordenação da Coordenadoria Municipal dos direitos da Mulher, hoje Secretaria. Simultaneamente, trabalhou como professora universitária da Universidade Estadual do Piauí e professora e coordenadora do curso de Direito de uma faculdade particular.
MARA ELISA CASEIRO
Ex-deputada pelo PSDB Mara Elisa Navacchi Caseiro, foi nomeada secretária especial na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul e também é responsável pela Fundação de Cultura. No Secretariado Nacional do segmento, Mara Elisa Navacchi Caseiro será a coordenadora de Representantes do Legislativo.
LUZIA COPPI
COORDENAÇÃO JURÍDICA
Advogada, ex-prefeita de Camboriú (SC), Luzia Coppi Mathias se elegeu com 60% dos votos, em 2008. Tornou-se a primeira mulher a governar Camboriú em seus 124 anos de existência. Nas eleições de 2012, ela foi reeleita com pouco mais de 54% dos votos. Foi eleita para a Coordenação Jurídica do Secretariado Nacional do segmento.
SHEILA DINIZ
A vereadora cearense Sheila Diniz da cidade de Acopiara foi escolhida Ouvidora do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher durante o XI Encontro realizado em Brasília. A presidente Yeda Crusius foi reconduzida para mais um mandato à frente do segmento.
Confira abaixo quem compõe o partido:
Secretariado Nacional da Mulher
Senadora
Prefeitas
Deputadas Federais
Deputadas Estaduais
Vereadoras