Notícias

Deputada Carla Morando celebra entrega da Praça da Cidadania em Mauá, marco de inclusão social e desenvolvimento

Deputada Carla Morando- Foto: Divulgação/ ALESP

Uma importante conquista para a população de Mauá, no ABC Paulista, foi celebrada com a inauguração da Praça da Cidadania pelo governador Tarcísio de Freitas. O projeto, liderado pela deputada estadual Carla Morando (PSDB-SP) desde 2021, é um exemplo de como políticas públicas podem transformar vidas, promovendo inclusão social, capacitação e lazer para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O espaço, que recebeu investimentos de R$ 5,9 milhões provenientes do Fundo Social de São Paulo e de parcerias com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e a prefeitura de Mauá, oferece uma estrutura completa para atender a comunidade. A Praça da Cidadania conta com uma Escola de Qualificação Profissional, que disponibiliza diversos cursos gratuitos com capacidade para atender até 150 pessoas por mês.

“Hoje é um dia de celebração para Mauá. Uma luta do nosso mandato desde 2021 que, finalmente, se tornou realidade. Trabalhamos incansavelmente para atender este anseio da população, que agora conta com um equipamento incrível para lazer, convivência e capacitação. Agradeço ao governador Tarcísio e à primeira-dama Cristiane Freitas pela entrega deste belíssimo espaço”, destacou Carla Morando.

Localizada na Rua João Batista de Lima, a Praça ocupa uma área de 6 mil m² e é equipada com quadras poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, parquinho infantil, área de jogos, pista de caminhada e um jardim de chuva.

A Escola de Qualificação Profissional ocupa um prédio de 386 m², dividido em dois blocos, com salas dedicadas aos cursos de gastronomia, beleza e bem-estar, moda e arte, e informática. Também foram disponibilizados espaços para serviços ao cidadão e salas multiuso.

A infraestrutura também prioriza a sustentabilidade, com iluminação em LED, pisos permeáveis, jardins de chuva e um sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva. O espaço ainda abriga uma horta comunitária e um canteiro de obras dedicado ao curso de construção civil.