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Força-tarefa RS: para especialista em comunicação, campanha tem de aliar afeto, técnica e conhecimento

Jornalista e pós-graduando em gestão de crises, Lucas Dalfrancis sugeriu às pré-candidatas que aliem sensibilidade, afeto, técnica e conhecimento. Segundo ele, este é o caminho para a boa comunicação em uma campanha eleitoral. O alerta foi feito durante o Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB no último sábado (07/05), em Porto Alegre (RS).

“É preciso entender o que é opinião pública, como as escolhas políticas passam pelo poder da palavra. Tudo passa pela construção que se passa”, disse o profissional. “É pela palavra que a gente seduz.”

Dalfrancis advertiu que, em pleno século XXI, não se “vence a eleição no grito, nem no dinheiro”: “O poder passa pela conquista da opinião pública, pelo entendimento e persuasão da palavra”. Para ele, é necessário resgatar os ensinamentos dos filósofos gregos Aristóteles e Platão, alicerçando discurso e sentimento.

O jornalista lembrou que por muitas ocasiões, o “político não é protagonismo da história, mas é parte importante para que isso dê certo”. Ele reiterou que, pelos dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 66% dos brasileiros estão conectados às redes sociais e aplicativos: Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp.

Para Dalfrancis, esses dados são fundamentais para que a pré-candidata possa fundamentar sua campanha. “Tire foto com gente. Deem conta desta conexão. Se é um agente público de resoluções, grave vídeos, deem palestra. Se for herói, mostre serviços e coloque o dedo na figura. Somos seres políticos por inteiro. Você se comunica sempre.”

Admirador da presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, o jornalista deu como exemplo a própria tucana, que é apaixonada pelas redes sociais. “Quando a ex-governadora coloca a figura de um jardim, mostra que é uma pessoa sensível e atenta aos detalhes”, disse.

Dalfrancis sugeriu às pré-candidatas que passem a dar mais atenção aos eleitores, ouvindo, conforme sugestão do escritor falecido Rubem Alves, que dizia que via muitos anúncios de cursos de oratória, mas nunca os mais necessários, de “escutatória”.

“Escutar é complicado e sutil. Quem está na política tem de trazer carinho, afeto, resultado, sim. Mas nada supera a força de um abraço, de um olho no olho, de um conforto”, completou o jornalista.

Força-tarefa

Além de Comunicação Política, Legislação Eleitoral e Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais do PSDB-Mulher para 2022 foram os temas debatidos no Seminário, que contou com palestras da assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, Luciana Loureiro; e da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius. Cerca de 90 tucanas e pré-candidatas ao pleito deste ano participaram do evento.

Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem percorrido o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Porto Alegre (RS), o projeto já passou por Goiânia (GO), Guarabira (PB), Brasília (DF) e São Paulo (SP). O próximo destino é Florianópolis (SC).