Definidas as regras para realização das prévias do PSDB

A Executiva Nacional do PSDB definiu, nesta terça-feira (15/6), as regras para as prévias que escolherão o candidato do partido à Presidência da República em 2022: o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos. A resolução segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias na última semana.

Presente na reunião, a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, reiterou o posicionamento do PSDB-Mulher e defendeu a realização das prévias com o máximo possível de votos para os filiados, estimulando a participação de todos. Ela destacou que a decisão da Executiva foi tomada em consenso e de forma democrática.

“Esse é o relatório da Comissão. Ele está excelente, não tem o que tirar nem pôr. Foi uma discussão extremamente democrática, aberta. Cada um fez a sua exposição, a sua defesa, e eu defendi a posição que nós tiramos lá do Secretariado da Mulher, que era o máximo possível de votos para os filiados”, contou.

“Foi uma excelente e democrática decisão que mobilizou o partido inteiro, dando a noção de como é acertada a decisão de fazer prévias. A mobilização cresceu, está tudo muito estimulado, e foi tudo muito respeitoso”, disse a tucana.

A proposta aprovada divide os votantes entre os seguintes grupos: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores (grupo 4).

A formação dos grupos mantém a representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa.

“Nosso objetivo é unificar o partido no processo de prévias e permitir que os pré-candidatos, em condições igualitárias de disputa, saiam em busca da nossa militância”, apontou José Aníbal, ex-presidente nacional do PSDB e coordenador da Comissão das Prévias.

A Comissão das Prévias também foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; o senador Izalci Lucas; os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana.

De acordo com o calendário das prévias, já aprovado em reunião anterior, os candidatos farão suas inscrições em 20/09, com início dos debates em 18/10. As prévias serão realizadas no dia 21/11 e um eventual segundo turno, em 28/11.

Até o momento, quatro tucanos anunciaram que irão participar das prévias: Arthur Virgílio Neto, que foi prefeito de Manaus e é presidente do Diretório do PSDB/AM; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; João Doria, governador de São Paulo; e Tasso Jereissati, senador da República pelo PSDB do Ceará.