Opinião

Editorial: É campanha: chegou a hora da política da verdade, das propostas, das ideias!

Após causarmos uma pequena revolução com a preparação das pré-candidatas neste ano de pandemia da covid-19, por meio da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, partimos para a fase seguinte do calendário eleitoral. Seguem: as negociações em defesa das pré-candidatas tucanas nas eleições 2020 a serem incluídas nas Convenções Municipais, e em seguida as campanhas propriamente ditas.

Em moda está o negacionismo, que transforma a política prática em meio fácil para as mentiras, e para postagem nas mídias sociais de uma falsa realidade compartilhada pelas Fake News. Agora é inegável o reconhecimento público que a Plataforma Digital Pré-Campanha 2020 nos trouxe, e o sucesso que alcançamos. Contra números não há argumento: foram mais de 2.200 pré-candidatas inscritas na Plataforma, percebida como instrumento de capacitação e lugar de fala, um espaço para exercermos a democracia partidária e construirmos pontes para o futuro. Queremos um futuro com mais mulheres em postos de poder, o que faz toda a diferença em uma sociedade democrática.

Terminado o período de pré-campanha, criamos no dia 7 de setembro a Comissão Eleitoral, que vai assumir os assuntos referentes às candidaturas femininas do partido. Em 2018 deu certo! Tanto deu, que não tivemos nenhum caso de ‘mulheres laranjas’ nas eleições de 2018 e nosso modus operandis tem sido citado como exemplo de boa prática política em todas as instâncias de Poder.

A Comissão Eleitoral é composta por lideranças políticas que representam as vozes das nossas mulheres no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas, nas Prefeituras Municipais, das Coordenadorias Regionais e das presidentes do Secretariado da Mulher nos Estados e Municípios.

Contamos com as seguintes representantes dos 3 estados governados pelo PSDB, da rede do PSDB-Mulher, e das coordenadoras regionais, todas com reconhecida experiência política:

– Yeda Crusius – presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB. Já foi Governadora do RS, Ministra do Planejamento e Deputada Federal por quatro mandatos.

– Rose Modesto – Deputada Federal do Mato Grosso do Sul. Já foi vice-governadora.

– Zilá Breitenbach – Deputada Estadual do Rio Grande do Sul e presidente do PSDB-Mulher do estado.

– Solange Jurema – Presidente de Honra do PSDB-Mulher Nacional. Foi Ministra da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e Presidente do PSDB-Mulher por três mandatos.

– Iraê Lucena – Membro do Secretariado Nacional da Mulher, é Coordenadora Regional do PSDB-Mulher no Nordeste. Já foi deputada estadual da Paraíba por quatro mandatos.

– Angela Sarquiz – Presidente de Honra do PSDB-Mulher do RS e membro do Secretariado Nacional da Mulher. Militante do partido desde 1994, é uma das fundadoras do PSDB-Mulher no Rio Grande do Sul, do qual foi presidente por dois mandatos.

– Luciana Loureiro – Membro do Secretariado Nacional da Mulher, representante do Secretariado junto às organizações feministas em Brasília. Atualmente é a Segunda Vice-Presidente do PSDB-Mulher do DF e assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher.

Esta é a nossa composição. Um time forte! Estamos crescendo na conquista de nossos objetivos: capacitar mulheres para a política, dando a priorização da candidatura de mulheres para as prefeituras em todo o país, e em especial para a prefeitura de capitais. O PSDB Nacional e PSDB-Mulher estão unidos nesta luta. Temos nomes de mulheres fortes que são símbolos do enfrentamento a todas as formas de desigualdade, de violência e de preconceito, como Neuzinha de Oliveira, nossa pré-candidata à prefeitura de Vitória (ES), Cinthia Ribeiro, nossa pré-candidata à prefeitura de Palmas (TO), e outras, que precisam do nosso apoio – e o terão!

As expectativas para este pleito são boas, apesar de ser atípico por causa da pandemia. A nossa união e cuidado em preparar nossas mulheres para ocuparem cada vez mais espaços e postos estratégicos nos fortalece.

Vamos à luta!

Editorial do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB