Desde o início da pandemia da covid-19, o mundo inteiro precisou lidar com o uso das novas tecnologias. Agora mais do que nunca a construção de uma imagem virtual se faz necessária. É fundamental para a mulher candidata mostrar a sua identidade, para pedir o voto online, apresentando quem é, porque quer representar sua comunidade e, especialmente, porque conquistar os seus eleitores.
Para atender essa necessidade, a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020 promoveu na última quinta-feira (23/07), às 19h, uma palestra interativa de capacitação intitulada “Criando sua Persona: Uma imagem melhor para a sua Campanha 2020”. Quem esteve por 1h tratando do assunto foi Camila Braga, especialista em marketing digital. Mais de 480 pessoas visualizaram o vídeo. Muitas pré-candidatas estiveram assistindo o evento ao vivo, de todas as regiões do Brasil, como por exemplo, das cidades de Blumenau/SC, Esperantina/PI, Pilar do Sul/SP, Jauru/MT, Paracatu/MG, João Pessoa/PB, Cruzeiro do Iguaçu/PR, entre tantas outras.
“Antes de você começar a produzir conteúdo e sair por aí, é preciso dar um passo atrás, entender o cenário e fazer o seu planejamento, o que vai te facilitar no dia-a-dia. Dentro desse planejamento, temos a criação da persona. Como você se comunica, como você aparece, quem é o seu público, para quem você quer falar? É entender e identificar quais são as suas características que irão aparecer na sua comunicação. Vale lembrar que público não é todo mundo, é preciso delimitar o seu público”, enfatiza Camila ao iniciar a sua palestra tratando da importância de se criar uma persona a fim de ajudar nas estratégias de comunicação nas redes sociais.
REDES SOCIAIS NA PANDEMIA
Com a pandemia da Covid-19, as redes sociais e todas as tecnologias digitais ficaram muito mais importantes. “Estamos isolados, usando muito mais a internet, fazendo muito mais videoconferências. Daí a necessidade de se ter estratégia nas redes sociais. As pessoas têm, em média, conta em oito diferentes redes sociais: facebook, instagram, whatsapp, tiktok, youtube, telegrama, etc. Entender cada uma e saber como conversar é fundamental para se alcançar os eleitores. É preciso começar a criar um relacionamento com as pessoas”, destaca a especialista em marketing digital.
Camila afirma que não adianta só postar ações pessoais e agendas, é preciso entender o que as pessoas estão falando, entrar na mesma conversa e nunca se esquecer de responder. “Às vezes as pessoas fazem posts maravilhosos, vídeos com edições e efeitos especiais, e não respondem uma pergunta. Não temos 10 mil fãs, temos 10 mil pessoas, e elas têm interesses e necessidades”. Durante a palestra, Camila destacou as funcionalidades do Telegram e do Tik Tok. “Você consegue ampliar a lista de transmissão no telegrama, fazer automatização (chatbot), criar canal e enquetes. Já o Tik Tok é uma rede jovem, mas não quer dizer que só há jovens na rede”.
Uma dica de ferramenta que a especialista em marketing digital apresentou é o Google Trends, que dá em tempo real o que as pessoas estão pesquisando. “Tá sem ideia de conteúdo? Todo mundo tá falando de determinado assunto. Você consegue ver se tem algum assunto que tem a ver com a bandeira que você carrega. É importante saber do que as pessoas estão falando. Com isso você consegue saber o melhor horário para a sua postagem”. Outra dica para criar postagens é o aplicativo Canva. “É preciso ter qualidade no seu post e não só quantidade”.
CRIANDO A SUA PERSONA
Para Camila, o público é o foco. Segundo ela, entender o comportamento das “personas”, delinear a pessoa com quem a pré-candidata quer falar é a chave do sucesso. “Desenhe a persona, fazendo perguntas. Qual a rotina dessa pessoa? Seus sonhos e suas dores? Com essas informações você consegue identificar qual conteúdo e formato você precisa postar”, explica.
Segundo ela, a comunicação trabalha com dados. “Comece a estudar um pouco mais a sua região, tenha familiaridade com os interesses, comece a delinear com quem você vai falar. Isso forma a personalidade, a persona. Crie pelo menos três pessoas diferentes, com rotina. Essa pessoa come em casa ou vai em restaurantes? Quais seriam? Quais problemas afetam essas pessoas? Tudo isso ajudará você a saber que bandeira você carrega que pode ajudar essas pessoas”.
SOBRE A PALESTRANTE
Com mais de dez anos de experiência na área, Camila Braga atuou, de forma pioneira, nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba. Em campanhas políticas, participou tanto da estratégia de candidaturas quanto fez a cobertura, quando estava na equipe de mídias da Gazeta do Povo. Formada em Jornalismo e Direito, com master pela Universidad de Barcelona, hoje coordena a equipe de marketing do Banco Bari.
Quer aprender ainda mais? Camila faz parte da equipe de professores do curso de capacitação política da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020. Acesse www.plataformapsdbmulher2020.com.br, se cadastre no curso à distância, se informe, se capacite!