Notícias

Santos: Prefeitura inaugura casa para mulheres em risco social

SANTOS-Casa das AnasA prefeitura inaugurou nesta quarta (22) a Casa das Anas, destinada a mulheres, com ou sem filhos, em situação de rua. É o primeiro equipamento do gênero na Baixada Santista, e que tem como objetivo prepará-las para voltar ao mercado de trabalho e/ou a sua família.

O local tem capacidade para 24 pessoas e já abriga cinco mulheres e quatro crianças, mas na próxima semana chegam mais seis moradoras. Essa transferência gradativa serve para facilitar a adaptação das abrigadas.

O trabalho na Casa das Anas será desenvolvido pela ONG Vidas Recicladas, com a qual a Seas (Secretaria de Assistência Social) assinou convênio e repassa R$ 500 mil/ano. A equipe técnica é formada por coordenadora, oito educadores sociais, psicóloga, assistente social, cozinheira, assistente administrativo e auxiliar de limpeza.

Na entrega do novo espaço, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa falou sobre a atenção especial dedicada ao setor assistencial, a exemplo da criação de serviços à população em situação de rua, como o Centro Pop e os convênios com a Missão Belém e a Cristolândia, para usuários de álcool e outras drogas.

Todas as frequentadoras da nova unidade vêm de outros abrigos já mantidos pela prefeitura, mas que também atendem homens.

A coordenadora da Casa das Anas, Cristina Horta Coninck, disse que a intenção é de que dentro de seis meses, com participação em oficinas e cumprimento de de metas, algumas das assistidas consigam autonomia para voltar ao mercado de trabalho (formal ou informal) ou para suas casas.