A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, empossou a nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Foram designadas representantes de 26 órgãos e instituições – do Poder Público, da sociedade civil e de entidades públicas e privadas – a integrar o Conselho nos próximos dois anos.
Além dos 52 titulares e suplentes, o evento marcou a posse da nova presidente Eunice Taguchi, que substitui Luciana Custódio.
O conselho atua de forma coletiva na luta por avanços na área dos direitos das mulheres e do fortalecimento da rede de proteção foi reforçada pela prefeita, que reconheceu os anos de luta dedicados por tantas pessoas envolvidas com o Conselho, criado em 1993, em Pelotas – o que faz a cidade ser reconhecida no estado como referência.
O Centro de Referência da Mulher, criado há 5 anos, que já acolheu mais de mil mulheres, oferecendo atendimento especializado e acompanhamento psicológico.
Feminicídio
Pelotas sediou este ano a 1ª Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher, que intensificou as atividades em busca da conscientização da comunidade pelo fim dos abusos.
A prefeita destacou que, apesar da taxa de redução dos homicídios no município ser maior que a média estadual e nacional (dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019), infelizmente, o número de feminicídios aumentou na comparação de 2018 com 2017.
Paula Mascarenhas lembrou a participação da Rede de Proteção à Mulher em uma das reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), neste ano, para criar um espaço de diálogo permanente, a fim combater a violência contra as mulheres e, sobretudo, preveni-la.
Reverência à história
A assessora especial de Relações Institucionais e Gestão Estratégica, Clotilde Victória, antes de realizar a chamada dos membros para a gestão 2019/2021, agradeceu “às grandes mulheres, verdadeiras heroínas, que escreveram a história deste Conselho e o conduziram até aqui, quebrando pedras e plantando flores”, mencionando a frase da poetisa brasileira Cora Coralina.
O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, enalteceu o papel fiscalizador do Conselho e o definiu como parceiro na garantia de direitos para as mulheres.
Conselho dos Direitos da Mulher
Tem o objetivo de elaborar e implementar políticas sob a ótica de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, em todas as esferas da Administração Municipal, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.
Também acompanharam a solenidade o vice-prefeito Idemar Barz, a delegada Maria Angélica Gentilini, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Roséli Ortiz, integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros.
*Com informações do site da Prefeitura de Pelotas (RS).