Acompanhe

Cartilha de “Namoro Legal” orienta sobre abusos e violência contra mulher

Vladimir Platonow/Agência Brasil

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) produziu uma cartilha denominada “Namoro Legal”, de 19 páginas, na qual presta esclarecimentos sobre relacionamentos e orienta a respeito de aspectos que podem levar a abusos – físicos e psicológicos -, assim como violência.

No total são sete dicas. A primeira é clara: “Confie na atitude. Não nas palavras”. O alerta é em relação a homens que têm atitudes explosivas, intempestivas e, vez por outra, agressivas.

A segunda dica diz que: “Seu espaço é só seu”. A orientação é para que jamais deixem de preservar sua individualidade para agradar o outro, mencionando a importância de dar tempo com a família e amigos.

ABr

Na terceira dica, a brincadeira é “O Código da Boa Namorada”  em um jogo de palavras, citando que não existe uma “namorada ideal”, portanto é importante manter seu próprio estilo e modo de pensar.

A quarta dica diz que “A chave da sua vida”, destacando que cada uma é dona de si e das suas decisões. A quinta dica orienta: “Não vá morar na rua”, advertindo que por maior que seja o amor é preciso voltar para casa, encontrar as pessoas queridas e não se limitar ao namorado.

A sexta dica diz que “Saia dessa montanha russa de emoções”, recomendando que há limites entre o amor, as emoções e a felicidade. Na sétima dica, denominada a orientação de “outro”: “Fera não vira príncipe” em um alerta sobre o sonho de transformar o outro no ideal.

Clique aqui para ler a íntegra da cartilha.

Fernando Frazão/Agência Brasil