Acompanhe

Tereza Nelma propõe debate sobre prevenção e controle do câncer

Dep. Tereza Nelma (AL)/ Foto: PSDB-Mulher

A deputada federal Tereza Nelma (AL) convida para a audiência pública, às 10h, desta quinta-feira (23) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, para debater a Política Nacional de Prevenção e Controle de Câncer. A previsão é de ouvir representantes de quatro entidades que lidam diretamente com o tema.

Foram convidados representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Tribunal de Contas da União (TCU) e Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Estimativa

Estudo recente, publicado pelo Inca, estima que no Brasil, no período de biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Segundo os dados, exceto o câncer de pele não melanoma (cerca de 170 mil casos novos), ocorrerão 420 mil casos novos de câncer.

Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes. À exceção do câncer de pele não melanoma, os tipos de câncer mais incidentes.

Pelo estudo, serão próstata (31,7%), pulmão (8,7%), intestino (8,1%), estômago (6,3%) e cavidade oral (5,2%). Nas mulheres, os cânceres de mama (29,5%), intestino (9,4%), colo do útero (8,1%), pulmão (6,2%) e tireoide (4,0%) figurarão entre os principais.

Incidência

A distribuição da incidência por região geográfica mostra que as regiões Sul e Sudeste concentram 70% da ocorrência de casos novos; sendo que, na região Sudeste, encontra-se quase a metade dessa incidência. Existe, entretanto, grande variação na magnitude e nos tipos de câncer entre as diferentes Regiões do Brasil.

No Sul e Sudeste, o padrão da incidência mostra que predominam os cânceres de próstata e de mama feminina, bem como os cânceres de pulmão e de intestino. O Centro-Oeste, apesar de semelhante, incorpora em seu perfil os cânceres do colo do útero e de estômago entre os mais incidentes.

Nas regiões Norte e Nordeste, apesar de também apresentarem os cânceres de próstata e mama feminina entre os principais, a incidência dos cânceres do colo do útero e estômago tem impacto importante nessa população.

A região Norte é a única do país onde as taxas dos cânceres de mama e do colo do útero se equivalem entre as mulheres.