Nós, tucanas da Região Norte reunidas em um encontro regional do PSDB-Mulher, reiteramos nosso compromisso e nossa luta contra a violência, o preconceito e a discriminação de gênero. Cobramos políticas de segurança, saúde, educação, empreendedorismo feminino, inclusão social.
No combate à violência contra as mulheres, ampliação e criação de órgão de proteção nos municípios; efetivar a lei Maria da Penha com a criação da secretaria de políticas públicas para as mulheres.
Com relação à saúde, aumento das cotas de exames para atenção básica; reestruturação do atendimento à população.
No caso da educação, nós, do PSDB do Norte queremos a valorização dos professores, investimento financeiro e estrutural e conteúdo voltado para a região.
Outro ponto destacado é o empreendedorismo feminino. Aumentar os investimentos na qualificação das trabalhadoras; fortalecer o SINE – Sistema Nacional de Emprego – para proporcionar a entrada e permanência da trabalhadora no emprego.
Nós mulheres do Norte, pedimos a reformulação do Benefício de Prestação Continuada para que atenda um maior número de pessoas.
Por fim, é imperativa a criação urgente de políticas públicas para o acompanhamento de famílias com dependentes químicos.
Estamos próximas dos 50% do total de filiados do partido do PSDB no Norte do País e continuamos trabalhando para aumentar esse percentual para chegar à metade dos filiados na região, como compromissado na XI Convenção Nacional do partido em Brasília.
Reiteramos que só haverá plena Democracia no Brasil quando as mulheres ocuparem efetivamente os seus espaços institucionais na vida partidária e política do País.
Somos no Brasil a maioria da população, 52%, e do eleitorado, 51%, porém nossa presença nos parlamentos nacionais, estaduais e municipais ainda se encontra abaixo dos 15% dos cargos legislativos.
Conquistamos o direito de ter 30% dos cargos dos diretórios e executivas de todas as instâncias do nosso PSDB, mas queremos mais, queremos paridade nas candidaturas proporcionais.
Só assim, com a força da militância demonstrada aqui no Norte, é que alcançaremos o nosso lugar na democracia brasileira, ocupando aquilo que nos é de direito no PSDB e na vida política do país.
Lutaremos pela maior interiorização do PSDB-Mulher nos estados do Norte, procurando garantir a criação de comissões provisórias em todos os municípios.
Almejamos a continuidade e a ampliação dos encontros regionais das mulheres, com a realização de eventos municipais e estaduais e maior apoio do partido às nossas lutas e atividades.
Nesse encontro de Belém e nos próximos ampliaremos a uniformização do nosso discurso, o discurso do PSDB-Mulher para que possamos melhorar a presença na sociedade e na vida das mulheres brasileiras.
O Encontro Regional do Norte é mais um passo na organização e na preparação de nossas tucanas para as eleições do ano que vem. Elegeremos o presidente, governadoras, senadoras, deputadas federais e estaduais para mudarmos o Brasil.
Longa vida ao PSDB-Mulher!
Solange Jurema Presidente Nacional do PSDB-Mulher
Thelma de Oliveira – Vice-presidente