Notícias

Tucana destaca que trabalho do PSDB-Mulher incentivou mulheres a permanecer na política

Foto: George Gianni/ObritoNews

Mesmo sendo a região com menos estados do Brasil, a região Sul tem forte presença feminina na política. Das 307 candidatas tucanas que disputaram as eleições de 2018, 38 foram da região sul. O estado com mais candidatas foi Santa Catarina, com 15, em seguida o Rio Grande do Sul, com 14, e Paraná, com 9.

“Em 2018, o PSDB-Mulher foi aproximação, foi troca de experiência, foi incentivo e foi resultado. Ainda tem muito a ser feito, mas comparado aos outros anos a gente está de parabéns”, destaca Anna Carolina Cristofolini, presidente do PSDB-Mulher de Santa Catarina.

Ela conta que reuniões mesorregionais realizadas na região foram importantes para incentivar as mulheres a permanecerem na política. “Nós sentimos as dificuldades delas no próprio parlamento por ser mulher. Ali dividimos as experiências, falamos o quanto é bom, apesar das dificuldades. Incentivamos aquelas que estavam com vontade de desistir e também foi nesses encontros mesorregionais que tiramos outros nomes para concorrer à deputada estadual e federal”.

Ela destaca o desejo de implementar o PSDB-Mulher em todos os municípios. “Santa Catarina tem 295 municípios, todos eles têm o PSDB, mas ainda não é 100% que nós temos o PSDB-Mulher. Nessas reuniões mesorregionais falamos não só para as mulheres do PSDB, mas outras que conseguissem agregar na região, das dificuldades da mulher na política, porque não adianta só falar de flores. As dificuldades existem e é necessária essa troca de experiência, porque a mulher se sente muito isolada, especialmente no parlamento”.

O primeiro seminário promovido pelo PSDB Mulher em parceria com Fundação Konrad Adenauer (KAS) e com apoio do Instituto Teotonio Vilela (ITV), ocorreu em março em Porto Alegre (RS) com tema: “Os Desafios das Eleições de 2018 e a Importância do Senso Crítico e Propositivo para a Capacitação Política” e contou com a participação de mais de cem mulheres.

Na Região Sul, Geovânia de Sá, foi reeleita por Santa Catarina e Zilá Breitenbach irá representar  novamente o Rio Grande do Sul como deputada estadual.

Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão