Notícias

Conheça Dalva Mendes, a primeira mulher a ser contra-almirante das Forças Armadas

A contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, de 62 anos, médica-anestesista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ocupa a terceira maior posição na hierarquia das forças armadas, sendo então a mulher mais poderosa a trabalhar na instituição.

Dalva já foi assistente de cirurgias, professora do Centro de Ensino e Treinamento de Anestesia da Marinha e ainda vice-diretora de Ensino do Hospital Naval Marcilio Dias. Cursou a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Escola de Guerra Naval (EGN), até que foi empossada em seu atual cargo. Ela foi a primeira mulher a alcançar o posto de oficial-general nas Forças Armadas Brasileiras, justamente no dia em que deveria tirar férias.

Em 2018, ela esteve em Brasília para a formatura das “meninas da escola naval”, como chamou a contra-almirante. Ao lembrar da ocasião, Dalva se emociona. “É uma demonstração de que a gente está evoluindo. De que estamos tendo a oportunidade de fazer aquilo que a gente realmente quer, independentemente de sexo”, ressaltou.

Atualmente, Dalva auxilia o almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e trabalha como assessora direta do vice-almirante Edmar da Cruz Arêas, diretor de Saúde da Marinha.

*Com informações da revista Época.