Notícias

Bruna Furlan discute relações bilaterais em visita ao Congresso argentino

Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), discutiu, nesta segunda-feira, dia 17, aspectos das relações bilaterais em visita que realizou ao Congresso argentino. Na oportunidade, ela se encontrou com o deputado Daniel Andres Lipovetzky, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Argentina – Brasil.

Os dois trataram de temas como a reunião do MERCOSUL que também teve início nesta segunda-feira, dia 17, em Mendoza, e que culminará com a entrega, pela Argentina, da presidência pro tempore do bloco para o Brasil. Bruna Furlan também ressaltou a importância de se fortalecer o relacionamento político por meios dos respectivos grupos parlamentares.

Ela recordou que o Grupo Parlamentar Brasil – Argentina foi reativado em 7 de junho e será presidido pelo senador Fernando Collor (PTC-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. A deputada é a vice-presidente e a ideia é fortalecer a diplomacia parlamentar entre os dois países e contribuir para a resolução de problemas bilaterais.

Bruna Furlan também elogiou o papel desempenhado pelo Embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, que trabalhou pela reativação do grupo. Segundo ela, “Argentina e Brasil devem liderar a região para que o processo de integração, que passa pela modernização do MERCOSUL, seja consolidado.

Os respectivos grupos, trabalhando de forma coordenada, certamente contribuirão muito para o adensamento da integração e das relações de longo prazo”, afirmou. Ela defendeu ainda um trabalho conjunto por parte do Brasil e da Argentina para que as relações extrarregionais sejam igualmente aprofundadas, especialmente quanto ao Acordo de Livre Comércio com a União Europeia, previsto para ser firmado em 2017 durante a presidência brasileira do MERCOSUL”, concluiu.

Da assessoria da CREDN