Acompanhe

PSDB-Mulher reafirma conquistas e reforça protagonismo feminino no processo de fusão com o Podemos

A Executiva Nacional do PSDB se reuniu nesta terça-feira (29/05) e autorizou, por unanimidade, o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos. Na ocasião, a presidente do PSDB-Mulher Nacional, Cinthia Ribeiro, destacou a importância de garantir o protagonismo feminino e preservar as conquistas históricas do segmento na nova estrutura partidária.

Cinthia ressaltou o compromisso do PSDB-Mulher com a política feita com ética, respeito à democracia e valorização da pluralidade. “Seguimos sonhando com um Brasil longe dos extremos e das polarizações, e o PSDB tem sido esse espaço de vida inteligente no centro democrático”, afirmou.

A líder tucana também salientou o legado das ex-presidentes do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, como a ex-governadora do DF Maria de Lourdes Abadia; a ex-senadora Marisa Serrano; a ex-governadora do RS Yeda Crusius; a ex-ministra da Mulher Solange Jurema; e a ex-deputada federal Thelma de Oliveira, entre outras mulheres que consolidaram o segmento como o mais estruturado entre todos os partidos políticos do país. Ao reforçar a organização interna do PSDB-Mulher, mencionou o resultado das últimas eleições municipais. “Elegemos 539 vereadoras, 30 prefeitas e 47 vice-prefeitas — um resultado que reflete organização, estratégia e compromisso com a democracia”, frisou.

Por último, cumprimentou o presidente Marconi Perillo pela condução transparente do processo, e reiterou o compromisso do PSDB-Mulher em contribuir de forma ativa e responsável neste novo capítulo da história do partido. “Avançamos muito até aqui. […] Queremos participar ativamente da construção dessa nova agremiação com coragem, respeito e compromisso com a democracia. Avançar, sim. Retroceder, jamais”, disse.

Na reunião, foi definida a data da Convenção Nacional que deliberará sobre a fusão e eventuais alterações estatutárias: 5 de junho. A partir de agora, as consultas internas serão ampliadas, com a escuta das várias instâncias partidárias.

O PSDB e o Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à união de estruturas e, principalmente, de propósitos.

Leia abaixo a nota oficial da Executiva Nacional da Mulher/PSDB:

A Executiva Nacional do PSDB autorizou por unanimidade em reunião realizada nessa terça-feira (29-05-25) o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos. A partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas.

Foi definida ainda a convocação de Convenção Nacional para o dia 5 de junho que vai deliberar sobre o tema e sobre eventuais alterações no Estatuto do Partido necessárias à fusão. Avançaremos na busca de um alternativa partidária que se coloque no centro democrático, longe dos extremos, e que permita ao país voltar a se desenvolver.

PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos.