
O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB realizou, nesta quarta-feira (2/4), uma reunião online com a Coordenação Executiva e as presidentes estaduais para avaliar os resultados da Reunião Ampliada, que ocorreu nos dias 25 e 26 de março, bem como apresentar e debater as ações do Planejamento Estratégico 2025.
Durante o encontro, a presidente nacional Cinthia Ribeiro reafirmou o compromisso do PSDB-Mulher com a luta pela paridade de gênero dentro do partido, visando a participação igualitária de mulheres e homens na política, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Para isso, será lançada a Campanha 50+1, que buscará aumentar o número de filiações de mulheres ao PSDB.
Atualmente, o PSDB conta com 1.352.167 filiados, sendo 715.576 homens e 636.591mulheres.
“Estamos bem perto de alcançarmos os 50%. Nas gestões anteriores aconteceram campanhas para esse objetivo. A ideia é voltarmos com ela num formato reformulado e com abrangência maior. Mas, antes teremos de reorganizar o PSDB-Mulher em todos os estados. A região Nordeste é a região que precisamos concentrar maior energia”.
Formação e capacitação
A presidente destacou também a importância de todas as presidentes estaduais estudarem o Estatuto do PSDB e o Regimento Interno do PSDB-Mulher. “É muito importante para podermos fazer nossas ações com muita propriedade”, pontuou.
Foram anunciadas duas capacitações essenciais: uma jurídica com um dia D para sanar dúvidas e demandas das tucanas que compõem o Secretariado; e uma sobre comunicação, focada em treinamentos, padronização e regularidade das informações divulgadas.
A democratização da formação política também foi um ponto alto da discussão, com o compromisso de ampliar o alcance dessas capacitações para mulheres de todos os secretariados. No entanto, ainda irão avaliar como serão planejadas estas capacitações.
Fortalecimento da Comunicação
Durante a reunião, foi definido que as reuniões online ocorrerão na primeira quinzena de cada mês, e encontros presenciais mensais. Além disso, foram estabelecidas diretrizes para manter a comunicação do Secretariado ativa e eficiente, como:
- Manutenção das redes sociais atualizadas, refletindo o dia a dia da atuação política.
- Uso da identidade visual padronizada.
- Reforço na comunicação com os diretórios estaduais e municipais.
Outra medida anunciada foi a visita da presidente nacional e integrantes da Coordenação Executiva aos estados para reestruturar o PSDB-Mulher naqueles locais que estão sem representação do segmento e estreitar laços com os diretórios estaduais e municipais, a fim de torná-los aliados nessa luta para aumentar a representatividade feminina.
Autonomia e Gestão de Recursos
Foi deliberado o envio de um comunicado institucional aos presidentes dos diretórios estaduais e municipais, reforçando que o PSDB-Mulher local tem a autonomia para gerir os recursos provenientes dos 5% do Fundo Partidário destinados à formação política das mulheres, garantindo que esses investimentos sejam aplicados efetivamente no fortalecimento da participação feminina no partido. “Muitas vezes, os presidentes estaduais não sabem dessa regra e estamos aqui para garantir que eles tomem ciência sobre a forma correta de aplicabilidade desses recursos”, salientou Cinthia Ribeiro.
Carta Aberta das mulheres Tucanas ao Brasil
As participantes também deliberaram sobre a elaboração e publicação da “Carta Aberta das mulheres Tucanas ao Brasil”, um documento que reforçará o compromisso delas com a ampliação da presença feminina na política e a defesa dos seus direitos. A carta será divulgada em breve como parte das ações estratégicas do PSDB-Mulher.