
O PSDB-Mulher Nacional realizou nesta terça-feira (25/03), em Brasília, o primeiro dia da reunião ampliada com as presidentes estaduais e distrital do secretariado, coordenadoras regionais e lideranças nacionais do partido. O encontro teve como objetivo debater os desafios da política nacional e reforçar o papel das mulheres na construção do futuro do PSDB.
Com um ambiente de escuta ativa e construção coletiva, a reunião reforçou o compromisso de fortalecer a presença feminina nos espaços de decisão e traçar estratégias para ampliar a representatividade das mulheres na política. A presidente nacional do PSDB-Mulher, Cinthia Ribeiro, destacou a importância do protagonismo feminino dentro do partido.
“Nenhuma transformação acontece sem que ocupemos os espaços de decisão. Precisamos converter os avanços conquistados em prática efetiva. O PSDB-Mulher tem papel essencial nessa construção coletiva, e estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com esse fortalecimento.”
A abertura do evento contou com a exibição de um vídeo institucional e discursos de importantes lideranças tucanas, incluindo a presidente de honra do secretariado, Solange Jurema, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Aécio Neves.
Solange Jurema ressaltou a importância da gestão eficiente dos recursos destinados às candidaturas femininas para ampliar a presença de mulheres na política.
“Quando os recursos estão em nossas mãos, conseguimos direcioná-los de maneira estratégica, fortalecendo candidaturas viáveis e comprometidas com a representação feminina. Precisamos continuar garantindo esse protagonismo. Por isso, deixo essa reflexão aos nossos companheiros homens do partido para que o PSDB-Mulher passe a gerir os recursos que são destinados às candidaturas das mulheres. Ninguém conhece melhor as candidatas do que nós”, pontuou.
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, reforçou o compromisso do partido com a democracia e com a construção de uma alternativa política equilibrada:
“Tenho um amor profundo por este partido e pela sua história. Nossa trajetória é marcada por responsabilidade, compromisso com o social e coragem para enfrentar desafios. O PSDB continuará sendo uma voz firme em defesa dos valores democráticos e da participação das mulheres.”
O presidente do ITV, Aécio Neves, destacou a relevância do PSDB no cenário político e sua responsabilidade em apresentar uma alternativa à polarização.
O PSDB não vai acabar. É um partido absolutamente essencial ao Brasil. São nos momentos de dificuldade, nos momentos em que os caminhos parecem estreitar-se, que a voz das lideranças, das pessoas que acreditam realmente na política como instrumento de transformação, fala mais alto. Não tenho dúvidas de que o momento mais agudo dessa polarização, que ocorreu em 2018 e 2022, onde o centro foi espremido, está passando. Vai se abrir logo à frente uma larga avenida para a racionalidade, para o equilíbrio, para o centro, para o partido que tenha cara e coragem, como nós tivemos desde o início, desde a nossa fundação”, afirmou sob aplausos.
A reunião também contou com a participação do presidente do PSDB-DF e Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, e da deputada federal Geovania de Sá, representando a bancada tucana na Câmara dos Deputados, e das deputadas estaduais Delegada Nadine (RS) e Débora Almeida (PE).
Momento de escuta e acolhimento
No segundo momento da reunião, foi promovido um espaço de escuta e acolhimento para que as presidentes e coordenadoras regionais compartilhassem os desafios enfrentados em seus estados e municípios. Esse momento fortaleceu ainda mais a união e o propósito coletivo do PSDB-Mulher em superar obstáculos e impulsionar a participação feminina na política. Muitos relatos irão subsidiar a construção de um planejamento estratégico.
A ex-governadora do Distrito Federal, Maria Abadia, também participou do encontro e abrilhantou a tarde com seu vigor e determinação. Em seu discurso, destacou sua trajetória política e os desafios que enfrentou ao longo do caminho, desde sua atuação como constituinte até sua experiência como governadora. Sua fala inspiradora reforçou a importância da resiliência e da participação ativa das mulheres na vida pública. E resultou na ideia da publicação de uma Carta Aberta do PSDB-Mulher ao Brasil. A mensagem principal é clara: o PSDB segue unido e pronto para liderar um novo momento político.
Veja aqui as imagens da reunião:
https://www.flickr.com/photos/182238302@N05/