Notícias

PSDB-Mulher SP reforça compromisso com a participação feminina e cobra ações contra a violência de gênero

O PSDB-Mulher de São Paulo realizou, na última quinta-feira (13), uma reunião remota com lideranças de 23 municípios paulistas, durante a qual destacaram que o fortalecimento da participação política feminina e maior representatividade exige compromisso real dos partidos, com estratégias que assegurem que as pautas das mulheres sejam tratadas como prioridade na agenda partidária.

Diante do atual cenário de desafios enfrentados pelo PSDB, as participantes defenderam a necessidade de reflexão e ajustes estratégicos, reforçando a importância da democracia interna e do compromisso efetivo da sigla com temas fundamentais para a vida das brasileiras. Foi unânime o apelo por um posicionamento firme e contundente do partido contra a crescente violência de gênero, evidenciada pelos alarmantes índices de feminicídio.

Outro ponto central do debate foi o combate à violência política de gênero, que ainda dificulta o acesso das mulheres a cargos de liderança partidária e a disputas eleitorais estratégicas. As tucanas enfatizaram a urgência de criar mecanismos internos para enfrentar esse problema e garantir igualdade de condições para mulheres na política.

A reunião também abordou as preocupações com o processo de fusão e federação partidária, destacando a necessidade de preservar os princípios da social-democracia, fundamentais para os avanços das mulheres dentro do PSDB. Diante da crescente polarização política, onde pautas femininas são muitas vezes manipuladas para atender interesses ideológicos, o partido deve reafirmar seu compromisso com políticas públicas eficazes para garantir os direitos e a segurança das mulheres.

Ao final do encontro, as tucanas reforçaram seu compromisso com a luta pela igualdade de gênero e pela ampliação da participação feminina na política, convocando a militância à união e mobilização contínua.

Conduzido pela presidente estadual do PSDB-Mulher, Edna Martins, o encontro reuniu lideranças como a deputada estadual Maria Lúcia Amary, a ex-deputada e atual secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos, Célia Leão, além de prefeitas, ex-prefeitas, vereadoras, ex-vereadoras, fundadoras do partido e militantes históricas. Entre as participantes estavam Almira Garms (ex-prefeita de Paraguaçu Paulista), Tieza (ex-vereadora de Araçatuba), as vereadoras Cristina Toni (Tarumã), Fabiana Molena (Júlio Prestes) e Priscila (Gália), bem como as vice-prefeitas Cláudia Brito (Gastão Vidigal) e Vilma Marcelino (Rio Grande da Serra).

Da assessoria do PSDB-Mulher de São Paulo