PSDB elege 30 prefeitas e 523 vereadoras nas eleições de 2024

Foto/ Art: Ascom PSDB-Mulher

O número de mulheres eleitas para prefeituras nas eleições municipais deste ano aumentou 9% em comparação com 2020. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 717 candidatas foram eleitas, sendo que 44% delas foram reeleitas. Pelo PSDB, 30 prefeitas e 47 vice-prefeitas conquistaram as urnas em diversas regiões do país.

Entre os estados que mais elegeram prefeitas pelo PSDB, destacam-se Minas Gerais, com 4 prefeitas, incluindo cidades como Aracitaba, Bela Vista de Minas, Galiléia e Mathias Lobato. Outro estado de destaque foi Mato Grosso do Sul, que elegeu 5 prefeitas em importantes municípios como Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Jateí e Mundo Novo. Pernambuco também obteve resultados expressivos, com 7 prefeitas eleitas, entre elas, a reeleição da Professora Elcione em Igarassu e de Dona Graça em Catende, que se tornou a primeira mulher reeleita para prefeita no município, além de conquistas em cidades como Cortês e Sertânia.

Professora Elcione, do PSDB, foi reeleita prefeita de Igarassu (PE) e comandará a cidade pelos próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Elcione obteve 40.820 votos, o que representa 57,98% dos votos válidos.

Além disso, o PSDB também teve uma expressiva vitória nas câmaras municipais, elegendo 523 vereadoras em todo o país, com destaque para Minas Gerais, que foi o estado que mais elegeu vereadoras, o que reforça a representatividade feminina no partido.