PSDB-Mulher lamenta desfiliação de Yeda Crusius do partido

Foto: Dennys William

Tucanas de todo o país se surpreenderam com a notícia de desfiliação, após 34 anos no PSDB, da ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius publicada pelo portal Zero Hora, na coluna de Rosane de Oliveira, nesta sexta-feira (13). A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, emitiu uma Carta Aberta na qual lamentou a saída de Yeda Crusius e destacou a admiração e respeito que todos nutrem por ela.

É com profundo respeito e admiração que escrevemos esta carta para externar nosso lamento pela sua recente desfiliação do PSDB. […] O PSDB-Mulher fica um pouco órfão com sua desfiliação partidária. Mas, tenha certeza que o legado que deixou, após anos à frente do Secretariado da Mulher,  servirá como válvula propulsora para seguirmos com o mesmo afinco, coragem, resistência e resiliência em busca de uma maior participação das mulheres na política e pela igualdade”, destacou Cinthia Ribeiro.

De acordo com a publicação, Yeda Crusius saiu do ninho tucano para assumir um novo projeto de comunicação, em que precisará emitir opinião acerca de diversos assuntos, a impedindo de possuir qualquer vínculo partidário.

Trajetória política

Yeda Crusius é economista e professora universitária. Filiou-se ao PSDB em 1990 e foi governadora do RS entre 2007 e 2010, sendo a primeira e única mulher até hoje a governar o Executivo do Estado. Foi também a primeira mulher eleita governadora pelo PSDB. .

Antes, foi ministra do Planejamento no governo Itamar Franco, em 1993, e cumpriu quatro mandatos como deputada federal pelo Estado.

Uma das fundadoras do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, presidiu o segmento no primeiro ano de criação, em 1999, e voltou à presidência do PSDB-Mulher Nacional em 2017, ficando à frente das ações de engajamento das tucanas até 2023.

No mês passado, Yeda foi absolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) da ação de improbidade administrativa que tramitava contra ela há quase 17 anos, relacionada à Operação Rodin, que apurou fraudes no Detran-RS.

Leia abaixo a íntegra da Carta Aberta à Yeda Crusius:

Prezada Yeda Crusius,

É com profundo respeito e admiração que escrevemos esta carta para externar nosso lamento pela sua recente desfiliação do PSDB. A sua trajetória no partido é motivo de orgulho para todas nós que, ao longo de mais de três décadas, acompanhamos sua incansável dedicação ao Rio Grande do Sul, ao Brasil e, especialmente, a ações para promover o aumento da representatividade feminina, uma causa que defendeu com determinação e visão de futuro.

Durante sua longa e brilhante carreira, seja como economista, professora universitária, ministra do Planejamento no governo Itamar Franco, governadora do Rio Grande do Sul – única mulher a conquistar esse posto até então-, deputada federal, uma das fundadoras do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, demonstrou uma competência inquestionável e uma postura ética que servem de inspiração para todos.

O PSDB-Mulher fica um pouco órfão com sua desfiliação partidária. Mas, tenha certeza que o legado que deixou, após anos à frente do Secretariado da Mulher,  servirá como válvula propulsora para seguirmos com o mesmo afinco, coragem, resistência e resiliência em busca de uma maior participação das mulheres na política e pela igualdade. Nós, mulheres do PSDB, somos honradas por ter tido a oportunidade de ser lideradas por uma das figuras femininas da política brasileira mais emblemática. Não apenas, nós, tucanas, mas todos aqueles que acreditam no fortalecimento da democracia e na boa governança, são profundamente gratos por seu trabalho e pelo legado que nos deixa.

Queremos ainda expressar que, nós, do PSDB-Mulher, sempre confiamos na sua integridade e conduta ilibada. Tanto que nos regozijamos com a decisão unânime do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que a inocentou de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin. O que lhe aconteceu foi uma verdadeira violência política de gênero. Uma pena não existir à época uma legislação eficaz e capaz de combater esse tipo de crime. E ainda bem que – como diz o ditado: a justiça tarda, mas não falha -, a sua absolvição veio com louvor. Esse triste episódio apenas reforçou a sua integridade e o compromisso com a verdade, valores que sempre nortearam sua vida pública.

Agora, ao seguir um novo caminho, temos a certeza de que ele será repleto de sucesso. Sua vasta experiência, visão estratégica e dedicação a tudo que faz continuarão a render muitos frutos, onde quer que esteja. O Brasil, a política e todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado reconhecem o valor incomensurável do seu trabalho.

Com os mais sinceros votos de sucesso, agradecemos por sua contribuição inestimável e desejamos que esta nova fase seja tão brilhante quanto suas realizações anteriores.

Com admiração e respeito,

Cinthia Ribeiro