Notícias

Projeto “Entre Nós, Candidatas” oferece suporte a mulheres expostas à violência política nas eleições de 2024

O projeto "Entre Nós, Candidatas" é uma iniciativa Observatório Nacional da Mulher na Política em parceria com organizações da sociedade civil- Foto: Divulgação

O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), em parceria com organizações da sociedade civil, lançou o projeto “Entre Nós, Candidatas”, que oferece acolhimento psicossocial para mulheres candidatas às eleições municipais de 2024, expostas à violência política de gênero e raça. As inscrições para participar do projeto encerraram no dia 18 de agosto.

A violência política de gênero é um fator determinante para a baixa representatividade das mulheres na política. Essa violência, que afeta diretamente a saúde mental, autoestima e segurança das candidatas, muitas vezes as leva a desistir de suas campanhas ou a não se engajar na política institucional, mesmo quando ocupam posições de liderança.

O “Entre Nós, Candidatas” buscam combater esse fenômeno através de três eixos principais: acolhimento, informação e pesquisa. No eixo de acolhimento, são realizados encontros virtuais quinzenais para oferecer suporte psicossocial, orientações sobre direitos e serviços de enfrentamento das violências. Estes encontros estão previstos para acontecer até o dia 30 de outubro, sempre das 18h às 20h30.

No eixo de informação, o projeto prevê a criação e distribuição de materiais sobre violência política de gênero, que serão utilizados tanto para informar as candidatas e suas redes de apoio, quanto para conscientizar o público geral através das redes sociais.

O terceiro eixo, de pesquisa, será conduzido pelo projeto “De Olho nas Urnas”, da Universidade Federal de Goiás, que coletará e analisará dados sobre igualdade de gênero nas eleições municipais deste ano. O objetivo é produzir indicadores que contribuam para a elaboração de políticas públicas de suporte psicossocial para mulheres na política.

Para mais detalhes, as interessadas podem acessar o portal da Câmara dos Deputados ou enviar um email para secmulher.onmp@camara.leg.br