Acompanhe

PSDB-Mulher cria Comissão Eleitoral 2024 para distribuição de recursos de campanhas femininas

Com o objetivo de discutir as candidaturas femininas do PSDB e a criação de uma Comissão Eleitoral para gerenciar a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), líderes do PSDB-Mulher se reuniram hoje em Brasília. O encontro foi conduzido pela presidente nacional do PSDB-Mulher, Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas (TO), e contou com a presença da presidente de honra Solange Jurema (AL) da vice-presidente Thelma de Oliveira (MT) e da assessora jurídica, Luciana Loureiro.

Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira (24), foi formalizada a criação da Comissão Eleitoral do Secretariado, que será responsável pela gestão dos recursos destinados às candidaturas femininas. Cinthia Ribeiro destacou a importância dessa iniciativa, afirmando: “A nossa comissão irá trabalhar os critérios de distribuição e aplicação do Fundo Eleitoral, com a máxima transparência, eficiência e levando à distribuição justa desses recursos que financiarão as candidaturas femininas em todo o Brasil.”

Após essa formalização, as líderes do PSDB-Mulher se reuniram com o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, para entregar uma carta. O documento informa a Perillo sobre a disposição do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB para gerenciar a distribuição dos recursos do FEFC e solicita a continuidade da estratégia que, nas eleições de 2018, garantiu um aumento significativo na representatividade feminina do partido. A carta também reforça a importância de um posicionamento rápido para que o planejamento estratégico possa seguir conforme o previsto.

A estratégia adotada em 2018, que resultou em um aumento de 60% no número de deputadas federais e 33% nas estaduais do PSDB, foi destacada como um exemplo de sucesso. Naquela ocasião, o gerenciamento dos recursos pelo Secretariado Nacional da Mulher /PSDB contribuiu para a eleição de oito deputadas federais, 16 deputadas estaduais e uma senadora, mostrando a eficácia da abordagem na ampliação da representatividade feminina. À época, o partido passou a ser citado e reconhecido pela iniciativa de acatar de imediato a decisão da Corte Eleitoral e deixar a cargo do PSDB-Mulher a distribuição dos recursos para as candidatas.

O Secretariado espera repetir esse sucesso nas eleições municipais de 2024, com a gestão eficiente dos recursos, para fortalecer ainda mais a presença feminina no cenário político brasileiro.

O desfecho da reunião reforçou a urgência do assunto, com a carta solicitando uma resposta para que o planejamento estratégico do PSDB-Mulher possa ser implementado de forma eficaz. O objetivo é eleger o maior número possível de mulheres tucanas pelo país nas eleições municipais de 2024, evidenciando o compromisso do partido com a ampliação da representatividade feminina na política.

O Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, também participou da reunião.

Veja mais fotos do encontro: