O ano de 2019, que começou com novo presidente da República empossado, foi repleto e acontecimentos que tensionaram os rumos históricos do Brasil e do mundo. Desastres naturais, embates políticos, crises econômicas e humanitárias. A humanidade mal sabe, mas os fatos ocorridos neste ano iriam ressoar ao longo dos próximos anos.
- Brasil
Posse de Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil em 1º de janeiro de 2019, após vencer as eleições de 2018. Em seu discurso que durou cerca de 10 minutos, Bolsonaro falou que sua missão é livrar o país da corrupção e da submissão ideológica.
Desastre em Brumadinho
O rompimento de uma barragem da mineradora Vale no dia 25 de janeiro deixou um rastro de destruição em Brumadinho, cidade de Minas Gerais. Um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão e deixou 270 mortes, três desaparecidos.
Reforma da Previdência
O governo Bolsonaro buscou aprovar uma reforma da Previdência para lidar com questões fiscais e promover mudanças nas regras de aposentadoria. O texto promulgado pelo Congresso alterou regras de aposentadorias e pensões para mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores do setor privado que estão na ativa e servidores públicos federais.
Vazamento de Conversas do Telegram (Operação Lava Jato)
Em junho de 2019, o site The Intercept Brasil começou a publicar uma série de reportagens baseadas em mensagens vazadas que supostamente envolviam o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato, gerando intensos debates sobre ética e legalidade.
Incêndios na Amazônia
Incêndios florestais na Amazônia ganharam destaque internacional em 2019, levando a preocupações sobre o desmatamento e suas consequências para o meio ambiente.
Derramamento de Óleo nas Praias
Grandes quantidades de óleo começaram a atingir as praias do nordeste brasileiro em setembro de 2019, causando danos ambientais e impactos na vida marinha.
- Mundo
Pandemia de COVID-19
O surto do novo coronavírus (COVID-19) começou na China no final de 2019 e se espalhou globalmente em 2020. Os primeiros casos foram registrados fora da China em janeiro de 2020, levando a uma pandemia global.
Crises na América Latina
Em janeiro, o opositor venezuelano Juan Guaidó se proclama presidente interino e exige a saída de Nicolás Maduro, cuja reeleição é contestada em um país atolado em colapso econômico e uma grave crise humanitária. Guaidó é reconhecido 50 países, incluindo Brasil e Estados Unidos. Apoiado pelo Exército, Maduro permanece no poder. No Haiti, dezenas de pessoas morreram desde meados de setembro em protestos pela renúncia do presidente Jovenel Moïse motivados pela escassez de combustível.
Protestos em Hong Kong
Desde junho, Hong Kong sofreu a crise mais séria desde a sua devolução para a China, em 1997, com manifestações quase diárias cada vez mais violentas contra a crescente interferência de Pequim e por reformas democráticas. Em 24 de novembro, os candidatos pró-democráticos obtêm uma vitória esmagadora nas eleições locais.
Assembleia Geral da ONU tem discurso polêmico de Bolsonaro
A 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, ocorrida em Nova York, no dia 24 de setembro, teve como discurso de abertura o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro. Em uma fala de meia hora, que dividiu opiniões em relação ao seu teor polêmico, Bolsonaro alfinetou lideranças de países como Venezuela e França. No conteúdo da fala, apontou que o Brasil esteve próximo do socialismo em governos anteriores, criticou o programa “Mais Médicos” realizado em parceria com Cuba, questionou lideranças indígenas, além de apontar soberania brasileira em relação à Amazônia.
Incêndio na Catedral de Notre-Dame
Em abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, França, sofreu um incêndio de grandes proporções, causando danos significativos à estrutura histórica. A igreja havia sido construída entre 1160 e 1340 e era dedicada a Santa Maria. A catedral se popularizou após inspirar o romance “O Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo, em 1831, que, por sua vez, se transformou em animação da Disney, em 1996.