Notícias

2018: ANO DE DESAFIOS E MUDANÇAS

Veja os fatos de maior destaque que aconteceram no Brasil e no mundo. 

2018 foi repleto de mudanças no cenário político, econômico, cultural e internacional. Ano de eleições, de políticos presos, de nova ordem mundial e de grande conquista para as mulheres que fazem política: a decisão que obrigou partidos políticos a destinarem 30% do Fundo Eleitoral para campanhas femininas. Resultado: Número de mulheres eleitas em 2018 cresceu 52,6% em relação a 2014.

BRASIL

Eleições Gerais

O Brasil realizou eleições gerais em outubro de 2018, elegendo Jair Bolsonaro como presidente. Em setembro, o então candidato à presidência Jair Bolsonaro sofreu um atentado a faca, durante um evento de sua campanha eleitoral.  Foi uma eleição marcada por debates intensos sobre questões políticas, econômicas e sociais. A intolerância na discussão de política foi aprofundada pelas milhões de notícias falsas divulgadas em redes sociais. A disseminação de desinformação afetou profundamente o processo eleitoral, já que cerca de 60% dos eleitores informaram-se principalmente por redes sociais, segundo pesquisa da empresa MindMiners.

Greve dos Caminhoneiros

Em maio de 2018, uma greve dos caminhoneiros paralisou o país, resultando em escassez de combustíveis, alimentos, bem como o aumento no valor final desses produtos, que causou impactos significativos na economia.

Intervenção Federal no Rio de Janeiro

O governo federal decretou intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro em fevereiro de 2018, buscando enfrentar a violência e a criminalidade. Encerrada no dia 31 de dezembro de 2018, a intervenção federal não teve os resultados esperados.

Assassinato de Marielle Franco 

 A vereadora Marielle Franco foi assassinada no Rio de Janeiro em março de 2018, gerando comoção nacional e internacional, não apenas pela violência, mas pela impunidade. Na ocasião, seu motorista, Anderson Gomes, também morreu. Acredita-se que o crime teve motivações políticas. Marielle tinha histórico de lutar por pautas de minorias, sendo a própria vereadora uma mulher, negra, LGBT, mãe e com raízes no Complexo da Maré.

Lula é preso

O ex-presidente da República foi preso após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Ele se entregou e foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, onde ficou preso 580 dias. Sua soltura aconteceu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado (o fim dos recursos). Isso alterou a jurisprudência que, desde 2016, tem permitido a prisão logo após a condenação em segunda instância.

Museu Nacional do Rio de Janeiro é consumido por incêndio 

 Um incêndio de grande proporção atingiu o Museu Nacional do Brasil no mês de Setembro. O acervo histórico e científico, construído em mais de 200 anos, foi completamente destruído pelas chamas. Cerca de 90% dos 20 milhões de itens do acervo foram totalmente perdidos e as causas do incêndio continuam desconhecidas.

STF garante mínimo de 30% do fundo partidário destinados a campanhas para candidaturas de mulheres

Em março de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que confirmou que os partidos políticos deveriam reservar pelo menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, para financiar candidaturas femininas. Em maio de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão e entendeu que o mesmo percentual deve ser considerado em relação ao tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Número de mulheres eleitas em 2018 cresce 52,6% em relação a 2014

O Brasil mudou leis para aumentar o número de mulheres na política, e a medida surtiu um efeito considerável, principalmente na Câmara. Foram escolhidas 77 deputadas federais, contra 51 em 2014, um aumento de 50%. No Senado, foram eleitas sete. Somadas à bancada atual à época, elas passaram a representar 12 de um total de 81 cadeiras (15%).

MUNDO

Cúpula entre Coreias

Os líderes das Coreias do Norte e do Sul se encontraram em abril de 2018, marcando um momento histórico nas relações entre os dois países e discutindo a desnuclearização da península coreana.

Encontro entre Trump e Kim Jong-um 

 Em junho de 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un se encontraram em Singapura, na primeira cúpula entre os líderes dos dois países.

Escândalo Cambridge Analytica

 O escândalo envolvendo a empresa de consultoria política Cambridge Analytica veio à tona em 2018, revelando a coleta indevida de dados pessoais de milhões de usuários do Facebook para influenciar campanhas políticas.

Ataques Químicos na Síria

 Em abril de 2018, os Estados Unidos, o Reino Unido e a França realizaram ataques aéreos na Síria em resposta a um suposto ataque químico em Douma, atribuído ao governo sírio.

Cúpula do G7

 A cúpula do G7, realizada no Canadá em junho de 2018, foi marcada por tensões comerciais entre os Estados Unidos e outros países membros, resultando em desacordos públicos.