Tucanas de todo o Brasil compareceram em peso ao último encontro do Diálogos Tucanos pelo Brasil, promovido pelo PSDB na manhã desta quinta-feira (24), em Brasília (DF). Ao longo de cada edição do ciclo de debates que atravessou o país, o partido compilou as principais demandas de tucanos de todas as regiões em uma Carta Síntese (veja ao final), que foi apresentada junto às diretrizes e valores que deverão nortear a atuação da legenda no futuro.
Para o presidente nacional do PSDB, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, os novos pilares do partido vão contribuir para a construção do país ideal: “Um Brasil que oferece igualdade de oportunidades para quem está chegando e que enfrenta e corrige as desigualdades para quem, infelizmente, foi deixado para trás. Um país mais próspero e produtivo, mais justo com seus filhos, mais livre, mais verde e mais relevante no mundo”, disse.
Durante o encontro, o tucano falou sobre a importância da representatividade na política e lançou um desafio ao partido em todo o Brasil: garantir 50% de candidatas mulheres nas nominatas das eleições municipais de 2024.
“Vou lançar desde já para todo o PSDB do Brasil um desafio que lá em Goiás eu vi o PSDB se desafiando, para, em Goiânia, colocar no ano que vem não apenas 30% de candidatas mulheres, mas 50% das nominatas de mulheres. Nós queremos mais mulheres na política. Nós queremos mais diversidade na representatividade da nossa população na política, porque isso tudo faz parte desse processo de transformação do nosso país”, afirmou Leite.
Papel das mulheres
Dentre as tucanas, lideranças de todo o país participaram do evento. A presidente de honra do PSDB-Mulher Nacional, Solange Jurema, se disse honrada em participar do encontro representando os movimentos do PSDB, e destacou o trabalho desenvolvido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB. “Em todas essas crises, em todos esses momentos difíceis que nós passamos, que o nosso país tem passado, o PSDB-Mulher não parou de trabalhar e de acreditar. E não paramos de capacitar e mobilizar as mulheres por esse Brasil todo, porque sempre acreditamos que poderíamos dar a volta por cima”, ressaltou.
Ela disse ainda que o PSDB está retomando o seu caminho, seguindo o entendimento de que não adianta ter só desenvolvimento econômico se o país não tiver políticas sociais sólidas. “Temos que ter realmente uma economia responsável, mas também temos que ter políticas sociais que resgatem a desigualdade e a extrema pobreza do nosso país. Se não, não vamos para frente”, acrescentou Solange.
A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, afirmou que o PSDB é “o único partido brasileiro que respeita, na íntegra, aquilo que a legislação traz e cumpre, no que diz respeito à participação efetiva das mulheres na política”. Ela também destacou a importância do legado de Franco Montoro, Dante de Oliveira e Mario Covas na construção de um partido que respeita a sua essência.
Vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Thelma de Oliveira avaliou que o lançamento da Carta Síntese do PSDB deixa os tucanos com o espírito renovado e a certeza de que a sigla está “no caminho certo”.
“Nós, mulheres, vamos ter um papel importantíssimo nos organizando, capacitando as nossas militâncias, as nossas candidatas. Teremos um papel importante a cumprir para fazer com que, realmente, as mudanças aconteçam dentro daquilo que as mulheres desejam: um país mais justo, menos desigual, que dá oportunidade para todo mundo. É isso que nós queremos”, pontuou.
A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, elogiou a iniciativa do PSDB de recuperar as origens de seu propósito como partido. “É isso que o PSDB hoje está fazendo, olhando para de onde veio, se reconectando com as suas raízes, com seus grandes líderes, com seus grandes feitos, para projetar um futuro conectado com a população brasileira”, considerou.
Por sua vez, em vídeo exibido no encontro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, parabenizou a iniciativa de dialogar com diversas regiões do país, apresentando uma carta de diretrizes e projetos que podem auxiliar na idealização de novas políticas públicas. “Quero me somar a esse esforço, garantindo que no meu território, no meu estado, a gente está buscando construir essas políticas públicas de maneira sustentável”, destacou.
Também participaram do encerramento do encontro a deputada federal Lêda Borges (GO), a deputada estadual Débora Almeida (PE) e a vereadora de Salvador (BA) Cris Correia.
A presidente de honra do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul e assessora executiva do Secretariado Nacional, Angela Sarquiz, ficou muito satisfeita com o resultado dos Dialógos Tucanos. A tucana acompanhou de perto todos os Dialógos Tucanos pelo Brasil. “É a reconstrução da Social Democracia. Em tempos de inteligência artificial é preciso cada vez mais de lideranças humanizadas, agregando, valorizando tudo o que já foi feito e focando em novas oportunidades para o nosso Brasil”, destacou.
A vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro, que também fez parte da comitiva que viajou pelo país para a realização dos encontros, viu a mudança na marca do partido como algo positivo e que agrega nesse movimento de reconstrução. “O resgate do nosso tucano foi de uma sensibilidade incrível. Entendo que o simbolismo desse retorno traz consigo o respeito para com a nossa história e, ao mesmo tempo, marca o olhar modernizado voltado para o futuro do PSDB”, avaliou a assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.
Confira as imagens registradas:
PSDB encerra Diálogos Tucanos com a apresentação das novas diretrizes
Última edição Dialógos Tucanos lança nova logomarca
País ideal
A visão de país ideal proposta pelo PSDB, e apresentada em Carta Síntese, é amparada por três pilares:
- SOCIEDADE: Uma sociedade democrática, fundada no respeito aos direitos humanos, na liberdade de expressão e no respeito aos direitos dos grupos minorizados;
- ECONOMIA: Uma economia sustentável, moderna, competitiva e aberta ao mundo; e
- GOVERNO: Um governo ágil, eficiente e capaz de responder aos anseios dos cidadãos. Uma máquina pública mais leve e enxuta para ser mais forte e presente nas políticas públicas de educação, saúde e segurança pública.
Confira a carta na íntegra. Leia a Agenda Tucana completa AQUI.