A senadora Simone Tebet será a candidata à Presidência da República apoiada da Federação PSDB-Cidadania. A decisão foi tomada por unanimidade em convenção do colegiado nacional, nesta quarta-feira (27/7). A Federação vai indicar o candidato a vice-presidente na chapa da emedebista.
O encontro aconteceu no formato híbrido (virtual e presencial) na sede do PSDB, em Brasília, e contou com a participação da presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e membro da Federação, Yeda Crusius.
Ao dizer sim à coligação, a líder tucana destacou que a candidatura de Simone Tebet é o que o Brasil precisa e que chegou o momento de arregaçar as mangas para elegê-la. ““[Hoje] É um dia muito especial. Eu acho que é um dia que o Brasil tava esperando. […] O meu SIM à nossa candidata a presidente da República Simone Tebet. O meu sim a tudo que nessa reunião estamos propondo mostrar ao Brasil. Vamos trabalhar para elegê-la.”
Yeda Crusius também pontuou que a Federação mostra ao Brasil que é possível fazer política com ética e construir a única via democrática para retirar o país do abismo.
“Eu quero dizer a todos que é possível fazer política com alegria, política com ética, política com projeto e é isso que nós temos. Nós temos um projeto, o qual estará sendo conduzido pelas mãos da Simone Tebet com muita alegria pra mim também.”, salientou.
Alternativa para um Brasil Melhor
Segundo a senadora, a polarização está levando o Brasil para o abismo. “Caberá a nós pacificar, unir, para que o país volte a crescer. O caminho é experiência, trabalho, solidariedade, afeto e amor”, concluiu a pré-candidata.
Martelo batido
“Simone tem todas as condições de carregar a expectativa que temos de oferecer uma discussão política de qualidade ao brasileiro, uma discussão que valorize o diálogo e que aponte soluções reais para aquilo que de fato importa ao país”, afirmou o presidente nacional do PSDB e da Federação, Bruno Araújo.
“Estamos vivendo um reencontro histórico de partidos que caminharam juntos em momentos importantes para o Brasil. E com Simone, trazemos novamente algo inovador, que é a esperança de quebrar a polarização. Não ficamos sentados esperando um jogo que só parece jogado. Vamos à luta”, reforçou Araújo.
“O Brasil vive um momento de grave crise econômica e de aprofundamento das desigualdades sociais. Essa é a questão urgente. É esse cenário que vamos buscar reverter. Essa é a luta histórica dos partidos que agora se unem”, completou o vice-presidente da Federação e presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.
União
Representantes da Secretaria Nacional de Mulheres do Cidadania (M23) estiveram presentes na sede do PSDB para referendar a decisão. A secretária nacional do M23 e membro da Federação, Raquel Dias, frisou a união das mulheres em torno da candidatura de Simone Tebet.
“Qual a opção que podemos dar ao país no momento da divisão? A Federação hoje vem afirmar que essa candidatura [Simone Tebet] é um digna para o Brasil. Que a gente consiga chegar à eleição com mulheres fortes e unidas para um Brasil mais justo”, disse.
Juliet Matos, também secretária nacional do M23, e Luciana Loureiro, vice-presidente do PSDB-Mulher do DF e assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, acompanharam de perto o encontro e comemoraram a decisão.
“Pra nós é fundamental construir juntos um caminho alternativo que seja de qualidade pra todo mundo e que a gente tenha ali o nome de uma mulher, não exatamente por ser mulher, não somente você mulher, mas também por ser uma pessoa qualificada, que tem qualificado o debate do seu mandato de senadora e que tem as condições necessárias do projeto de país, que venha mudar e transformar de verdade a vida do nosso povo”, frisou Juliet Matos.