As equipes de pesquisadores do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), desenvolvido pela Prefeitura de Palmas (TO), comandada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), deram início à coleta de informações domiciliares para levantar dados sobre a origem e destino dos moradores. A amostragem é realizada no período matutino em diferentes localidades da capital tocantinense, e visa identificar as formas de locomoção e as características das viagens, desde o momento de saída até o horário de retorno ao domicílio.
Conforme o planejamento, os pesquisadores buscam o levantamento de dados sobre as situações de locomoção da população seja para o trabalho, estudo, lazer, quantidade de moradores por residência, horários de saída e chegada, entre outras situações. As equipes estão trabalhando devidamente identificadas com camisa do PlanMob e crachás com as informações pessoais de cada colaborador.
“Estes dados serão utilizados para construímos um plano de mobilidade mais acessível e seguro, por isso receber os pesquisadores e responder as perguntas é super importante”, explicou a prefeita Cinthia em suas redes sociais. “Esse é o momento para planejarmos juntos uma Capital com harmonia em todas suas formas de locomoção”, pontuou.
‘’Os dados são de grande relevância neste processo de construção do Plano de Mobilidade Municipal. Por isso, é importante que a população receba bem os pesquisadores e esteja disponível para responder os questionamentos, colaborando para que Palmas tenha formas de locomoção de maneira acessível, confortável e segura’’, destacou a superintendente de trânsito e transporte, Valéria Oliveira.
PlanMob
A primeira audiência pública do Plano de Mobilidade foi realizada no início deste mês de maio, e a criação do plano é uma exigência da Lei Federal nº 12.587/12 aos municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.