A força-tarefa Eleições 2022 do PSDB-Mulher cumpriu mais uma etapa neste sábado (7/05). O seminário “Mulheres que constroem um Brasil melhor” reuniu dezenas de lideranças de todo o Rio Grande do Sul em Porto Alegre, contando com palestras para preparar pré-candidatas e militantes do partido, além de debater o cenário político do Estado e do Brasil.
Líder da iniciativa, a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e única governadora da história do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, destacou que ações como esta são promovidas pelo PSDB-Mulher há 23 anos, à frente de uma pauta que hoje é mundial: mais mulheres na política. “A luta pela igualdade de direitos não é só da mulher. É da sociedade. Queremos promover maior representação feminina na sua diversidade”, enfatizou.
Ranolfo destacou que ele e o ex-governador Eduardo Leite, que renunciou ao cargo em março, deram seguimento ao legado de Yeda. “Hoje pagamos os salários em dia. Conseguimos fazer reformas estruturais, privatizações e reduzimos o ICMS. Temos o Projeto Avançar, com R$ 6,3 bilhões em investimentos, algo que nunca se viu no Estado”, celebrou, afirmando que o PSDB deve ser protagonista na disputa no Rio Grande do Sul em 2022 — e contando com maior representação feminina. “Temos quase 50% de secretárias. O que hoje é uma quebra de paradigma deve ser o normal”.
Protagonistas da mudança
Também presente no seminário, o deputado federal Lucas Redecker, presidente do PSDB gaúcho, pontuou que o partido dá exemplo para todo o país pelo trabalho para ampliar a participação feminina. “As mulheres do PSDB fazem política, não politicagem. Temos muito a avançar ainda, mas hoje damos exemplo nos parlamentos, no Brasil”, afirmou, chamando as tucanas para irem à disputa em 2022. “Queremos candidatas para ir à linha de frente e serem eleitas”, disse.
Ao longo da manhã, o evento contou com palestras para capacitar e preparar as militantes e candidatas. A psicóloga e mestra em Direitos Humanos Tarsila Rorato Crusius falou sobre as políticas públicas para mulheres pós-pandemia e as bandeiras eleitorais do PSDB-Mulher em 2022. Já a assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro, destacou pontos da legislação eleitoral, enquanto o jornalista Lucas Dalfrancis ministrou painel sobre comunicação política.
Fechando o evento, uma mesa redonda discutiu o tema “O que queremos para o Rio Grande do Sul em políticas públicas para mulheres?”, com a participação da deputada estadual Zilá Breitenbach; da pré-candidata a deputada estadual e delegada Nadine Farias Anflor; e da vereadora Kátia Regina Zummach, de Nova Petrópolis. A mediação foi da educadora Ivana Genrro Flores.
Antes de Porto Alegre, a Força-Tarefa Eleições 2022 do PSDB-Mulher passou pelo Distrito Federal, Paraíba, Goiás e São Paulo. A próxima edição será no dia 14 de maio, em Florianópolis (SC). Confira fotos e vídeos do evento AQUI.