Chegamos a 2022, ano de eleições gerais no Brasil, com a importantíssima missão de mobilizar e fortalecer a competitividade de candidaturas de mulheres para aumentar a representatividade feminina na política. É fundamental para isso colocar em prática ações que atraiam e ampliem a atuação das mulheres na política, seja na forma de qualificar e apoiar candidaturas de mulheres nessas eleições, bem como de qualificar as militantes para a formação de equipes para enfrentar a campanha eleitoral 2022.
Diante desse desafio, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB iniciou a caminhada nos vários estados do Brasil onde o PSDB está organizado a força-tarefa que terá como objetivo principal identificar, qualificar e fortalecer candidaturas de mulheres traçando como meta a eleição do maior número de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras pelo PSDB.
Queremos, com o trabalho dessa Força-tarefa Eleições 2022 PSDB-Mulher, ouvir as opiniões de quem já fez e faz política nacional e local sobre a grande questão de 2022: o que queremos para nosso país, e o que queremos para nosso estado?
Agora chegou a vez de Santa Catarina receber a força-tarefa do PSDB-Mulher para que possamos cumprir nossa missão elegendo mais mulheres na política em todo o país, escrevendo um futuro melhor para o estado e o Brasil.
Público alvo: Mulheres filiadas ao PSDB que têm a intenção de se candidatar e com potencial para serem eleitas, além de lideranças locais.
PROGRAMAÇÃO:
08h30 – Cadastramento
09h – Abertura Oficial – Vídeo de apresentação da Força-Tarefa Eleições 2022/ PSDB-Mulher
09h05 – Presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB – Yeda Crusius
09h15 – Presidente de honra do PSDB-Mulher Santa Catarina e deputada federal – Geovania de Sá
09h20 – Presidente do PSDB de Santa Catarina e prefeito de Concórdia – Rogério Pacheco
09h25 – Coordenadora do PSDB-Mulher na região Sul e vereadora de Itajaí – Anna Carolina
Módulo I
09h30/ 10h
Legislação Eleitoral: Registros de candidatura, normas de propaganda eleitoral, prazos eleitorais, financiamento de campanha eleitoral – arrecadação e gastos de campanha, prestação de contas eleitorais, entre outras informações. Debate.
Palestrante: Luciana Loureiro, assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, membro fundadora da ABRADEP e especialista em controle combate à corrupção. – Debate 10 min.
Módulo II
10h10 / 10h40
Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais PSDB-Mulher 2022: Cenário pós-pandemia, crise na saúde, educação e direitos sociais, e o que mudou nas prioridades das mulheres e do mundo. Apresentação do questionário “O que queremos para Santa Catarina e para o Brasil nas eleições 2022”.
Palestrante: Tarsila Rorato Crusius, psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde. Debate 10 min.
10h50 / 11h10
COFFEE BREAK
Módulo III
11h15 / 11h45
Comunicação Política: Estratégias de argumentação e retórica. O desafio de se comunicar com eleitores. Apresentação e oratória de campanha.
Palestrante: Roberto Witter, jornalista formado pela Universidade Católica de Pelotas. Coordenou as assessorias de comunicação da Secretaria da Educação e da Casa Civil do governo gaúcho. Atuou em campanhas políticas para o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e prefeituras, tendo coordenado a comunicação de campanhas municipais vitoriosas. . Debate 10 min.
Módulo IV
11h55 / 12h35
Mesa redonda – O que queremos para Santa Catarina em Políticas Públicas para Mulheres?
Mesa redonda com a vereadora de Itajaí e pré-candidata a deputada estadual Anna Carolina; com a vereadora de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; com a pré-candidata a deputada estadual, Giovana Galato; e com a vereadora de Santo Amaro da Imperatriz, Rosangela Passig Turnes. O debate será mediado pela deputada federal Geovania de Sá.
Debate Final
12h40
Debate aberto sobre o Cenário político e social das eleições 2022 e preenchimento do questionário.
13h – Encerramento