Cinco espaços da Casa receberão os nomes de lideranças femininas
A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria farão hoje, às 9h30, o descerramento de placas em homenagem a cinco mulheres que se destacaram na história do Brasil. Elas passarão a dar nome aos seguintes ambientes da Casa:
– O Plenário 11 se chamará Anésia Pinheiro Machado;
– O Plenário 13 de chamará Marília Chaves Peixoto;
– O Plenário 2 se chamará Ceci Cunha;
– O corredor de acesso ao Plenário se chamará Tereza de Benguela.
Também será inaugurada a Ala Celina Guimarães Viana, no Anexo II, onde fica a galeria histórica das deputadas federais.
O evento será coordenado pela deputada Soraya Santos (PL-RJ), primeira-secretária da Câmara. Os projetos de resolução que determinam as homenagens são de autoria da líder da bancada feminina na Casa, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), e foram aprovados na última quinta-feira (10) pelo Plenário da Câmara.
Sobre as homenageadas:
– Anésia Pinheiro Machado: aviadora que foi proclamada, em 1954, decana mundial da Aviação Feminina pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI).
– Ceci Cunha: deputada federal assassinada em 1998, em crime encomendado por seu suplente com o intuito de tomar-lhe a vaga no Parlamento.
– Celina Guimarães Viana: professora, foi patrona do voto feminino no Brasil.
– Marília Chaves Peixoto: matemática e engenheira considerada autoridade mundial na área. A cientista e pesquisadora foi a primeira mulher brasileira a ingressar na Academia Brasileira de Ciências, em 1951, sendo também a primeira mulher membro efetiva da instituição.
– Tereza de Benguela: ícone da resistência negra no Brasil colonial que liderou, durante o século 18, o Quilombo do Piolho – o maior do estado de Mato Grosso –, também conhecido como Quilombo do Quariterê. Sob sua liderança, mais de 200 pessoas das comunidades negra e indígena resistiram à escravidão por décadas.
Com informações da Agência Câmara de Notícias