Ícone do site PSDB-Mulher

Edna Henrique defende que saque de auxílio emergencial deve ser realizado também por outros bancos

Foto: Alexssandro Loyola

A deputada federal Edna Henrique (PB) defende que o atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 seja descentralizado para outros bancos e instituições para evitar as filas e aglomerações que vêm ocorrendo em diversos locais do país. “Outros bancos e instâncias têm que assumir, junto com a Caixa, essa responsabilidade. É impossível prestar o atendimento que a população merece só com a Caixa”, afirma.

Segundo projeções do governo, o número de brasileiros que devem solicitar o benefício ultrapassará 70 milhões.

Por meio de requerimentos ao Ministério da Economia e Casa Civil da Presidência da República, Edna Henrique também cobra providências da Caixa Econômica Federal para que novas medidas sejam aplicadas para que se evite as aglomerações em filas. A parlamentar ainda solicita a adoção de medidas protetivas para os bancários, que estão trabalhando diretamente no atendimento das pessoas.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que todos fiquem em isolamento social e evitem aglomerações, mas aqui no Brasil até mesmo o pagamento de um auxílio aos mais necessitados se torna motivo de propagação do vírus. Isso precisa ser mudado”, acrescenta a deputada federal. Os requerimentos foram encaminhados à mesa diretora da Câmara Federal.

Edna fez questão de ressaltar que o governo tem o dever de gerenciar os atendimentos de forma que a população não se exponha.

“Não podemos permitir que as pessoas adoeçam mais ainda. Elas já estão sendo prejudicadas, perdendo suas rendas e salários, e ainda colocam suas vidas em risco. Isso é inadmissível. A Casa Civil, o Ministério da Economia e a Caixa Econômica precisam implantar imediatamente novas alternativas para que essas aglomerações na frente das agências se acabem. Também temos que ampliar o atendimento aos beneficiários do auxilio emergencial, não podemos ficar vendo essas pessoas  no sol, na chuva, idosos, grávidas passando horas em filas, no meio da rua e não tomarmos uma providência.  A Caixa está fazendo a parte dela. Mas, do jeito que está, é necessário ampliar o atendimento para outros bancos, a exemplo do Banco do Brasil e Banco do Nordeste”, disse a deputada.

A iniciativa chega para preservar a saúde dos paraibanos. Em tempos de pandemia, com um vírus que está causando a morte de milhares de pessoas, pelo mundo inteiro, pequenas atitudes como evitar aglomerações em filas são essenciais no combate ao novo Coronavírus.

Com informações da assessoria da deputada federal

Sair da versão mobile