Preocupada com os impactos do Coronavírus na região amazônica, a deputada federal Mara Rocha (AC) encaminhou ofícios aos embaixadores da Noruega, Alemanha e Reino Unido solicitando que os recursos do Fundo Amazônia sejam desbloqueados e utilizados no combate à pandemia na Amazônia Legal.
Segundo a parlamentar tucana, a região amazônica apresenta um IDH menor que a média nacional, tendo dificuldades econômicas e logísticas para prestar atendimento a toda sua população, e esses valores, que estão bloqueados, seriam fundamentais para garantir um amplo atendimento aos moradores da região.
“Temos, aproximadamente, R$ 300 milhões, destinados ao Fundo Amazônia, referentes a doações feitas pelos governos da Alemanha, Noruega e Reino Unido, que estão bloqueados em função de divergências sobre sua utilização. Esses recursos são extremamente importantes para ajudar a região amazônica a enfrentar a pandemia, com o aparelhamento de UTI’s nos hospitais da nossa região”, afirmou Mara Rocha.
Na correspondência, a parlamentar fez questão de justificar a mudança de destinação: “É certo que tais recursos destinam-se ao combate do desmatamento na Amazônia, mas, não podemos esquecer que, cuidar da saúde e salvar a vida dos amazônidas é, também, preservar o ecossistema da região. Vivemos um momento excepcional e precisamos enfrenta-lo com medidas excepcionais”, argumentou a parlamentar.
Ajuda a estudantes brasileiros na Bolívia
A deputada federal Mara Rocha (AC) também encaminhou, nesta terça-feira (31), ofício ao Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitando auxílio aos estudantes brasileiros que se encontram em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e que querem voltar para casa.
“Recebi pedidos de familiares de estudantes brasileiros, que se encontram em Santa Cruz de La Sierra e que estão sem aulas naquela cidade boliviana. Eles estão assustados, com dificuldades para se manter e sem previsão de volta às aulas”, informou a parlamentar tucana.
A deputada conta que são mais de 300 estudantes, a maioria do Acre, que se encontram na cidade boliviana sem auxílio junto ao Consulado Brasileiro.
“Esses estudantes brasileiros estão abalados, com dificuldades para conseguir mantimentos, em um país estranho, e que precisam que o Governo Brasileiro os ajude. Solicitei ao Ministro que monte uma força-tarefa para resgatá-los da Bolívia, para que eles fiquem em seu país nesse momento de insegurança, até que a situação se normalize”, finalizou Mara Rocha.
Com informações da assessoria de imprensa da parlamentar