Notícias

OAB fixa mínimo de 30% de mulheres como palestrantes em eventos

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou, por unanimidade, proposição que obriga a presença, em todos os eventos realizados no âmbito do Conselho e suas respectivas Comissões, na condição de palestrante, de no mínimo 30% e no máximo de 70% de membros de cada gênero.

A proposição, aprovada com alterações, é da Comissão Nacional da Mulher Advogada ( CNMA) e teve relatoria do conselheiro Federal José Sérgio da Silva Cristóvam.

A norma sugere que a cota seja respeitada também nas seccionais, dando 90 dias para que deliberem sobre o assunto.

O encontro foi realizado na seccional do RJ, onde, em dezembro do ano passado, a mesma regra já foi aprovada. À época da aprovação das cotas no RJ, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, afirmou que o propósito da decisão foi estabelecer uma cultura de participação feminina nos eventos.

“Temos advogadas especialistas de altíssimo nível em todas as áreas do Direito e queremos incentivar a participação efetiva delas nos eventos”, disse.

Aprovada a proposição, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, informou que a Conferência Nacional da Ordem será em novembro deste ano, comemorando 90 anos da entidade, terá 120 palestrantes homens e 120 palestrantes mulheres.

*Com informações do site Migalhas.