A deputada federal Rose Modesto (MS) comemorou o reajuste de 12,84% do valor do piso nacional dos professores. “Uma boa notícia para 2020. O piso nacional dos professores deve ter reajuste de 12,84%, em relação ao valor definido para 2019”, ressaltou.
Segundo a tucana, com base na nova estimativa de receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o valor mínimo do magistério passa de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15, daqui a dois dias.
“Agora vamos continuar a luta para o Fundeb permanente! Professores fiquem atentos”, destacou Rose Modesto.
O Fundeb atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020, segundo o Ministério da Educação.
A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano.
*Com informações das redes sociais da deputada Rose Modesto (MS).