A deputada federal Shéridan (RR) criticou a postura do atual governo em relação às discussões sobre a Reforma da Previdência. Pelo Twitter, a tucana comentou a ausência do ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última terça-feira (26), justamente para dar explicações aos parlamentares sobre a reforma da Previdência. Enviada pelo governo ao Congresso, a reforma começa a tramitar pela CCJ.
“Isso demonstra a forma inábil com a qual o governo está tratando essa reforma e a necessidade de discutir cada ponto desse tema tão sério e complexo com o Congresso, que a votará”, escreveu Shéridan na rede social.
Na opinião da parlamentar, a justificativa apresentada pelo ministro para não comparecer, de que não haveria clima para o debate, foi considerada “uma brincadeira” pela tucana. “Se cada um fizer o seu trabalho com respeito e responsabilidade vai dar certo. A CCJ poderia ter convocado o ministro e sua ausência seria crime de responsabilidade. Fez um convite e foi desrespeitada”, complementou.
A tucana disse ainda que, nesse caso, os argumentos levantados pela oposição são plausíveis e coerentes. “O governo precisa tratar essa reforma com seriedade e todos juntos devemos ponderar a harmonia, o bom senso e o avanço das pautas que realmente importam. Durante as sessões em plenário de uns dias para cá fica claro que o governo está sendo um tanto egoísta”, opinou.
A expectativa é a de que Paulo Guedes só vá à CCJ apenas após a definição do nome do relator da reforma da Previdência.
Reportagem Tainã Gomes de Matos