A delegada Nadine Anflor é a primeira mulher a assumir como chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul em 177 anos de história. Ela tomou posse na tarde de terça-feira (8) em Porto Alegre. Em 2013, Nadine recebeu do PSDB Mulher Nacional a Medalha Ruth Cardoso por serviços prestados em defesa à Mulher.
Por 12 anos prestou serviços como Delegada chefe, sempre atuando junto as Delegacias da Mulher. Foi reconhecida e chefiou as Delegacias da Mulher RS no Governo Yeda Crusius. Mulheres em Ação!
“Uma honra, um desafio muito grande em ser a primeira mulher. Eu acho que ainda é uma novidade, mas espero que não seja mais notícia”, afirmou a delegada. “O que a gente quer é mostrar que a mulher pode estar em qualquer lugar”, disse Nadine ao G1.
Delegada de polícia desde 2004, Nadine também foi pioneira à frente de delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher. No discurso de posse, prometeu rigor no combate às organizações criminosas.
“Eles estão trabalhando dentro do sistema prisional, então, temos que ter um olhar diferenciado, uma área de inteligência que vai entrar nessa área para desmantelar o crime organizado”, disse.
A presença feminina também é histórica no novo quadro de diretores dos departamentos da Polícia Civil. Das 12 repartições, metade será comanda por delegadas, como o Departamento de Homicídios, que tem pela primeira vez uma mulher no comando.
“O desafio é enorme, como seria também para um homem, mas para nós mulheres ainda mais pelo pioneirismo”, declarou a diretora do Departamento de Homicídios, Vanessa Pitrez Corrêa.
*Com informações do G1