Notícias

Projeto de lei que garante atendimento a mulheres com artrite e artrose tramita na Câmara

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que determina que todas as mulheres a partir dos 45 anos de idade portadoras de artrite e artrose tenham atendimento e acompanhamento regular na rede pública de saúde tramita na Câmara dos Deputados.

A artrose é determinada pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações do corpo humano, é parte do envelhecimento, como as rugas. A artrite é a inflamação dessas articulações e geralmente é acompanhada por dor, calor e vermelhidão. Mulheres têm mais tendência a ter artrose e artrite na proximidade da menopausa.

“Os cuidados com as mulheres afetadas devem ser permanentes, porque a frequência da artrose aumenta de modo significativo com a idade. Embora não haja cura, a definição para cada doente de um protocolo terapêutico permite aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida”, disse o autor da proposta, o deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO).

Em caráter conclusivo, o PL 11014/18 ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Com informações da Agência Câmara Notícias