
O trabalho do PSDB-Mulher em 2018 também foi intenso no Nordeste. A região liderou o ranking de postulantes do sexo feminino a um cargo eletivo. Ao todo, 77 candidatas concorreram aos cargos de deputada federal e estadual, vice-governadora, senadora e suplente de senador.
Iraê Lucena, presidente do PSDB-Mulher na Paraíba, pode acompanhar de perto o empenho do PSDB na sua região. “Para mim foi tudo muito gratificante, primeiramente, criar o PSDB-Mulher na Paraíba, pois a Paraíba foi um dos últimos estados a criar o seu segmento. E, segundo, que o nosso trabalho ecoou em todos os cantos do estado atingindo o nosso objetivo maior que era criar nos municípios paraibanos o PSDB-Mulher municipal”, disse.
Criado em 2015, Iraê conta que o PSDB-Mulher da Paraíba sempre se empenhou em expandir o segmento nos municípios e trabalhar em prol das mulheres em campanhas municipais, estaduais e nacionais. A preparação para as eleições 2018 começou cedo, com a eleição do novo Secretariado Nacional do PSDB-Mulher em dezembro de 2017 que promoveu junto com a presidente Yeda Crusius, reuniões da Coordenação Executiva do Secretariado Nacional da Mulher, reuniões preparatórias para as eleições de 2018, cursos de capacitação para pré-candidatas da região Nordeste na cidade de Recife nos dia 26 e 27 de abril que contou com a participação de 60 mulheres pré-candidatas.
O dia 26 de junho de 2018 foi considerado um dia histórico, destacou Iraê. Em reunião da Executiva Nacional do PSDB em que o partido comemorava seus 30 anos de fundação, o presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, com aprovação unânime da Executiva Nacional, anunciou a decisão de destinar 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas.
“A oportunidade que o PSDB-Mulher Nacional, através de nossas presidentes Solange Jurema e Yeda Crusius, proporcionaram as nossas mulheres candidatas nas eleições de 2016 e 2018 a participação nos cursos de capacitação e a grande novidade do ano eleitoral de 2018 que foi a destinação dos 30% do fundo eleitoral para as candidaturas femininas que foi de fundamental importância para aumentar o número de mulheres nos Parlamentos,“ destaca a tucana.
Na região Nordeste, duas mulheres foram eleitas deputadas federais, Tereza Nelma por Alagoas e Edna Henrique pela Paraíba. Já para o cargo de deputada estadual cinco mulheres irão representar a região na Câmara no próximo ano, são elas: Cibele Moura (AL), Fernanda Pessoa (CE), Camila Toscano (PB), Alessandra Vieira (PE), Maria Mendonça (SE).
Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão