A coordenação da pré-campanha de Geraldo Alckmin à Presidência da República lança nesta quinta-feira (28), às 18h30, em São Paulo, o Programa de Governo Participativo. A iniciativa do PSDB permitirá a militantes e cidadãos de todas as partes do país sugerir e apresentar propostas para o plano de governo que está sendo elaborado por Alckmin. Um cronograma de encontros e reuniões será apresentado, assim como os coordenadores de cada área.
O canal https://ideias.geraldoalckmin.com.br/, no ar desde segunda-feira, dará suporte no recebimento das propostas, que serão consolidadas no texto final do programa de governo do pré-candidato tucano, que deverá concluído no início de agosto. Para participar dessa ideia inovadora, o eleitor deverá preencher um cadastro informando nome, e-mail, contato de WhatsApp, estado e cidade que reside.
No primeiro momento, a plataforma está disponível apenas para receber propostas. Já a partir da próxima segunda-feira (2), depois das 20h, também será possível votar nas ideias já enviadas e discutidas nos grupos de avaliação. Não há limite de texto, porém não é possível anexar documentos. Pode-se sugerir propostas para quantas áreas quiser.
As ideias estão abertas a todas as áreas de atuação de governo: educação, saúde, cultura, meio ambiente, segurança, relações exteriores, direitos humanos, esporte e turismo. E também trabalho, deficiência, políticas sociais, justiça, transporte, infraestrutura, mulheres, diversidade, juventude e ético-racial.
Coordenadores
No evento de lançamento do Programa de Governo Participativo, serão apresentados também os coordenadores de cada área. As reuniões presenciais do grupo deverão acontecer entre 16 de julho e 3 de agosto, pouco antes do início da campanha eleitoral.
Depois de enviada, cada proposta será submetida ao seu comitê de atuação – que avalia se a sugestão reúne condições de implementação. A partir da semana que vem, serão apresentados resumos diários do que foi sugerido e as principais propostas serão submetidas à votação. Só poderá votar quem tiver um perfil de redes sociais ativo, como o de Facebook.