Parlamentares do PSDB participaram da última edição do Estágio-Visita de 2017, uma iniciativa da 2ª Secretaria da Câmara, comandada pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO). O Estágio-Visita é um programa em que universitários são selecionados para conhecer e participar do dia a dia da Câmara. Os estudantes têm oportunidade de fazer perguntas a parlamentares de vários partidos.
Mariana Carvalho destacou que muitas vezes a Câmara fica muito distante da sociedade e essa é uma oportunidade de mostrar como a Casa funciona por dentro. Ela disse acreditar no envolvimento dos jovens com a política e lembrou de sua trajetória, iniciada aos 16 anos de idade, com sua filiação ao PSDB. Desde então, continuou estudando, se graduou duas vezes, fez especialização e continua estudando.
“É uma alegria ser hoje a responsável por esse estágio. Que isso também sirva de motivação e exemplo de que é possível e que podemos e devemos continuar estudando e não desistir dos nossos sonhos”, afirmou a tucana.
Em resposta à estudante Rebeca Gomes, que perguntou sobre o que esperar do Brasil com o arquivamento das denúncias contra o presidente Michel Temer, a deputada lembrou que votou a favor das denúncias, mas com o arquivamento, é preciso olhar para frente e votar as matérias apresentadas, sempre pensando no Brasil.
“O que for bom para o Brasil, eu voto a favor; se não for, não voto. Isso tem que estar acima de qualquer questão partidária ou de governo”, argumentou a estudante.
Reforma Política
O deputado Izaque Silva (PSDB-SP) respondeu questionamento do estudante Kleber Ferreira sobre a proibição de coligações e possibilidade de candidatura avulsa. O tucano disse que, como a maioria dos brasileiros, esperava uma reforma política mais incisiva.
Porém, Izaque Silva ressaltou que a proibição das coligações a partir de 2020 e a cláusula de desempenho vão ajudar a melhorar a política e a representatividade. Segundo ele, a possibilidade de candidaturas avulsas é mínima, diante da quantidade de partidos que continuarão existindo mesmo após as novas regras.
Para o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), o Estágio-Visita é uma oportunidade única. “Aqui os jovens podem ter uma visão diferente em relação aquilo que a mídia passa. Aqui tem pessoas sérias e honestas, como em todos os segmentos e áreas da sociedade”, afirmou ao tucano.
O deputado criticou generalizações negativas em relação ao Congresso. Segundo ele, a sociedade precisa compreender que é a responsável pela escolha de seus representantes.
Na avaliação de Rogério Marinho (PSDB-RN), a democracia no Brasil está em risco por causa da generalização. “Se vocês estão aqui é porque acreditam que pode haver uma mudança. Espero que cada um volte para o seu estado com motivação para mudarmos o país”, disse ele.
O Programa Estágio-Visita de Curta Duração foi instituído pelo Ato da Mesa nº 51/2004. O roteiro possibilita que universitários de todo o país possam ter acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Casa e à forma de atuação de seus representantes, além de incentivar a participação democrática e o exercício da cidadania
*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.