Em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, o PSDB-Mulher promove, em Maceió (AL), um encontro de capacitação para as vereadoras eleitas nas regiões Norte e Nordeste, em 2016, tendo como tema “Legislativo Municipal: Atribuições e Reflexões para Vereadoras”. O prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira (PSDB), destacou como o olhar e o comportamento femininos são diferentes do masculino na política.
“É totalmente diferente do homem: quando vocês vêem escândalos, é muito raro ver mulher, são mais íntegras e mais honestas. As mulheres pensam diferente. Pensam, sobretudo, no social. Pensam muito na questão social, na educação e na saúde. A participação de vocês é fundamental, eu espero que aumente nos próximos anos”, disse Rui Palmeira.
O deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) ressaltou que cada vereadora deve valorizar e fazer valer seu mandato eleitoral. “As mulheres têm uma sensibilidade diferente, têm um olhar diferenciado. Ainda são muito poucas. O mundo político ainda é muito machista. Está mais do que na hora de as mulheres ocuparem os lugares por direito e desempenho”, disse ele.
Além do prefeito, do deputado, do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB-AL), participaram da abertura do encontro a presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, Adriana Toledo, e a vereadora Tereza Nelma (PSDB), proporcionalmente a mais votada do país.
Na programação, está previsto um treinamento de ação política, com ênfase em gênero, para que as tucanas eleitas possam exercitar cada vez mais sua voz ativa e poder, não apenas dentro do partido, mas em toda a estrutura política, econômica e social do Brasil.
O encontro terá duração de dois dias. Serão ministradas palestras que envolvem desde temas como Ética, Gênero e Responsabilidade, até estratégias de argumentação e excelência na liderança política.
O PSDB-Mulher também dará espaço às mulheres do partido que vêm ganhando destaque por sua atuação, como é o caso da prefeita Raquel Lyra, de Caruaru (PE).