A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) comemorou a aprovação da emenda parlamentar, apresentada por ela, no valor de R$ 250 mil para a recuperação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A estrada se estende por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim.
“A área turística da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré vai ganhar asfalto novo! Destinei R$ 250 mil de emenda parlamentar já empenhada para a pavimentação do asfalto no entorno do trilho e na parada obrigatória do trem”, afirmou a tucana, nas redes sociais.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma das mais tradicionais do país, por ser a 15ª ferrovia construída no Brasil, entre 1907 a 1912. “Também serão beneficiados o Memorial Rondon, o Centro Cultural Indígena, e a ligação entre o cemitério de Santo Antônio até a Igreja de Santo Antônio”, acrescentou Mariana Carvalho.
A trajetória da estrada reúne duas tentativas fracassadas para a sua construção no século XIX e há o mito que seria impossível construí-la pelo valor envolvido e mão de obra necessária. “Tenho certeza que essa obra vai ajudar o turismo na região e preservar um pedaço tão importante da nossa história”, disse a deputada federal.
Foi a primeira grande obra de engenharia civil norte-americana fora dos Estados Unidos após o início das obras de construção do Canal do Panamá, na época então ainda em progresso.